Outros Jogos para crianças

Brincadeiras para colônia de férias

 
Maria Antônia Rocha
Por Maria Antônia Rocha. 21 junho 2022
Brincadeiras para colônia de férias

A colônia de férias é um momento muito esperado pelas crianças. Esse tipo de programa normalmente é sediado em clubes, condomínios, escolas ou associações, que oferecem uma programação recheada de atividades para os pequenos se divertirem durante as férias escolares. As colônias de férias costumam oferecer jogos e brincadeiras diversas com o objetivo de estimular a leitura, o espírito esportivo, o contato com a natureza e o lúdico.

Se você está pensando em montar uma colônia de férias para crianças mas ainda não sabe que tipos de exercícios pode oferecer, então você chegou ao lugar certo. No texto que nós do umCOMO preparamos para você hoje, vamos te mostrar várias ideias de brincadeiras para colônia de férias para crianças de todas as idades. Você confere ainda um descritivo de tudo que você precisa para implementar essas atividades e conquistar o coração da criançada. É só continuar lendo!

Também lhe pode interessar: Brincadeiras de origem indígena

Índice

  1. Brincadeiras para colônia de férias: como planejar?
  2. Brincadeiras para colônia de férias ao ar livre
  3. Brincadeiras para colônias de férias em ambientes fechados

Brincadeiras para colônia de férias: como planejar?

Quando o assunto é decidir quais brincadeiras para colônia de férias incluir no cronograma, uma das primeiras coisas que você deve levar em consideração é o local em que a colônia de férias será sediada. Isso porque essa informação vai fazer toda a diferença na hora de decidir quais as atividades mais adequadas para oferecer aos pequenos.

Além disso, outro aspecto que precisa ser analisado é a idade das crianças. Para os pequenos que acabaram de sair das fraldas, por exemplo, as brincadeiras e jogos serão muito diferentes daquelas que podem ser feitas com crianças maiores, que já sabem ler e escrever.

Vale considerar também a capacidade que você está imaginando para a sua colônia de férias. A quantidade de crianças que o programa irá atender influencia diversos setores do negócio, como a quantidade de pessoas que você precisa trabalhando diretamente com as crianças, o tamanho do espaço que elas terão disponível para brincar, entre outros. Dependendo da situação, pode ser importante contratar profissionais capacitados para supervisionar as crianças, como pedagogos, psicólogos e/ou mediadores.

Outra questão que você também deve avaliar é a carga horária da sua colônia de férias. Será uma programação com atividades apenas durante o turno da manhã ou da tarde? É uma agenda integral? Ou você busca oferecer inclusive uma colônia de férias equipada para as crianças passarem a noite? Tudo isso é de extrema importância para você definir o melhor planejamento para o seu negócio.

Aprenda aqui como fazer um plano de negócios.

Brincadeiras para colônia de férias ao ar livre

Abaixo, você confere algumas ideias de brincadeiras para colônia de férias ao ar livre:

Passeios ecológicos

O passeio ecológico é uma ótima opção entre as atividades para colônia de férias ao ar livre. Nesse tipo de atividade, geralmente é contratado um guia, pesquisador ou biólogo que irá explicar às crianças de uma forma didática alguns aspectos da flora e da fauna locais, além de alertar sobre a importância da conservação das espécies. Essa é uma ótima alternativa para as colônias de férias que estão localizadas em sítios, áreas verdes ou florestas.

Contato com animais

Está pensando em montar sua colônia de férias é em uma fazenda? Então essa pode ser uma ótima oportunidade para apresentar os animais às crianças. Com a supervisão dos adultos responsáveis pela criação dos bichinhos, pode ser interessante fazer uma espécie de ronda com as crianças e mostrar a elas de perto alguns animais populares, como vacas, bois, galinhas, porcos, entre outros. Se estiver em um ambiente controlado, é possível até mesmo programar que a criançada alimente ou faça carinho nos animais. Muito divertido, não é mesmo?

Esportes

Esportes são excelentes opções de brincadeiras para férias. Além de estimularem o trabalho em equipe, o espírito de liderança e a superação de desafios, eles são ótimas opções para fazer as crianças gastarem bastante energia e movimentarem o corpo durante a pausa da escola. Considere oferecer na sua colônia de férias alguns grupos de esportes como futebol, vôlei, basquete e handebol.

Gincanas aquáticas

Uma das brincadeiras para colônia de férias mais comuns nos clubes, as gincanas aquáticas são super divertidas. Afinal, muitas crianças adoram nadar e brincar na água. Além das clássicas aulas de natação, você também pode organizar brincadeiras seguras para crianças de várias idades, como marco polo, caça ao tesouro, corrida com boias, pega pega, entre várias outras. E lembre-se: no caso de brincadeiras na piscina ou no mar, ter um salva-vidas à disposição é fundamental!

Leia também: 25+ brincadeiras com crianças

Brincadeiras para colônias de férias em ambientes fechados

Tem um espaço limitado para montar sua colônia de férias? Não se preocupe! Você também pode oferecer brincadeiras para férias muito divertidas e lúdicas para a criançada. Confira algumas dicas a seguir:

Sala de jogos

Entre as atividades para colônia de férias mais simples e fáceis de fazer, a sala de jogos com certeza está entre as primeiras colocadas. Você pode montar um espaço reservado aos jogos de cartas e tabuleiros. Além de estimularem o raciocínio lógico, a criatividade e o respeito aos amigos, esse tipo de jogo também é uma ótima forma de entreter os pequenos e estimular a interação fora das telinhas dos celulares e tablets. Algumas dicas de jogos que podem estar lá são: UNO, Twister, Banco Imobiliário, Detetive, Clue, Academia, entre outros.

Ateliês de artes

A melhor forma de estimular a criatividade dos pequenos desde cedo é estimular a livre expressão através de pintura, desenho, corte e colagem, origami, entre outros. Você pode oferecer algumas dessas modalidades entre as brincadeiras para colônia de férias disponíveis em seu negócio. Elas com certeza vão chamar a atenção dos pais que valorizam a arte e a cultura.

Apresentações musicais

Outras brincadeiras para férias super interessantes são as práticas de música, dança, teatro, arte circense, entre outras. Elas podem ser realizadas em espaços fechados e também ajudam as crianças a se movimentar, ganhar mais consciência corporal e desenvolver habilidades de sociabilização. Além de oferecer aulas específicas para a criançada nas férias, que tal promover também um show de talentos em que os pequenos poderão fazer apresentações musicais e exibir todo o seu talento?

Aulas de idiomas

Hoje, um dos modelos mais comuns de colônias de férias é aquele que oferece aulas de idiomas ou mesmo uma completa imersão no idioma para as crianças. Aprender uma nova língua desde cedo é uma ótima forma de garantir que as crianças fixem esse conhecimento e levem-no para a vida toda. E qual a melhor forma de fazer isso do que praticar o idioma nas férias com os colegas enquanto participa de várias outras atividades divertidas?

Se gostou do nosso texto sobre brincadeiras para colônias de férias, leia também: Melhores acampamentos de férias do Brasil.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Brincadeiras para colônia de férias, recomendamos que entre na nossa categoria de Brincadeiras e jogos.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
Brincadeiras para colônia de férias