Jogos tradicionais para crianças

Como brincar de amarelinha

Ana Caseiro
Por Ana Caseiro. Atualizado: 28 maio 2019
Como brincar de amarelinha
Imagem: kinocinema.net

Amarelinha ou macaca é um jogo muito antigo, integrante do folclore, que faz as delícias de crianças de todo o mundo!

É um jogo de poucos recursos, pois a base é desenhada no chão e requer apenas uma pequena pedra, sendo ideal para crianças a partir dos 4 anos de idade.

Além de ser um jogo delicioso e divertido é ótimo para o estímulo da motricidade, da coordenação motora e do equilíbrio, da agilidade, da mira e pontaria, bem como para o conhecimento dos números.

Renda-se à animação deste jogo e saiba nesse artigo de umComo.com.br como brincar de amarelinha!

Vai precisar de:

  • Giz
  • Pedrinhas de tamanho médio

A base do jogo

Para começar, você tem que criar a base do jogo. Existem já à venda tapetes base com a amarelinha desenhada, mas a verdadeira e tradicional é desenhada no chão com giz!

Então comece por desenhar uma fila de 3 quadrados, do mesmo tamanho, na vertical. Depois, sobre eles, desenhe 2, lado a lado, fazendo a junção dos mesmos coincidir com o centro do terceiro quadrado antes desenhado.

Continue desenhando sobre estes dois mais 1 quadrado, ao centro e, por cima dele, novamente mais 2. Termine com mais 1 quadrado e, no topo, desenhe um arco de um lado ao outro do quadrado.

Escreva em cada quadrado um número, pela ordem, de 1 a 9 e, no arco, escreva céu.

Agora é só encontrar uma pedrinha de dimensão média para começar a jogar.

Sugestão: Como fazer massinha de brincar - 6 receitas FÁCEIS

Como brincar de amarelinha - A base do jogo
Imagem: jobeliz.com.br

As Regras

Para decidir quem irá começar o jogo tira-se à sorte, do jeito que se preferir. Depois de escolhido o primeiro jogador dá-se início ao jogo.

O jogador deverá lançar a sua pedrinha para a primeira "casa", o quadrado nº 1, e saltar, em um só pé, para a casa seguinte, sem nunca pisar a casa onde está a sua pedrinha. Faz o trajeto, colocando nas casas individuais um só pé e nas casas de dois quadrados um pé em cada um. Ao chegar ao "céu" o jogador vira e faz o trajeto para o lado inverso até chegar à casa que está imediatamente antes da casa com a pedrinha. Ao chegar aqui, deverá apanhar a sua pedra, sem tocar com o pé no chão, e saltar esta casa.

Se conseguir, passa para a casa nº 2, repetindo todo o trajeto mas, desta vez, sem nunca pisar esta casa. Sempre assim até "fechar" todas as casinhas. O jogador que completar o trajeto primeiro é o grande vencedor!

Se a pedrinha não ficar dentro dos limites do quadrado onde deve acertar, o jogador perde a vez e joga o jogador seguinte. Se perder o equilíbrio e colocar o pé ou a mão no chão, perde também a vez.

Quando volta a jogar, retoma a casinha que ficou por completar, até conseguir chegar ao final.

Existe ainda uma versão na qual, depois de todo o trajeto completo, o jogador vira-se de costas para a amarelinha, lança a pedra e, ao quadrado onde ela cair, é dado o nome do jogador. Os demais jogadores não poderão colocar aqui os seus pés. Nesta versão ganha o proprietário que tiver mais casinhas com o seu nome.

Você poderá complexificar o jogo ou simplificá-lo, acrescentando ou retirando casinhas e modificando a forma do circuito, consoante a idade das crianças que irão jogá-lo.

Dica: Acesse também esse artigo e descubra como brincar de polícia e ladrão de 3 maneiras diferentes.

Sugestão: 100 palavras para mímica de todos os níveis e estilos

Como brincar de amarelinha - As Regras
Imagem: novo.odiario.net

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como brincar de amarelinha, recomendamos que entre na nossa categoria de Brincadeiras e jogos.

Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
Imagem: kinocinema.net
Imagem: jobeliz.com.br
Imagem: novo.odiario.net
1 de 3
Como brincar de amarelinha