Partilhar

Como brincar de polícia e ladrão - 3 formas diferentes!

 
Por Nathália Oliveira. Atualizado: 6 março 2018
Como brincar de polícia e ladrão - 3 formas diferentes!

Hoje em dia existem toda sorte de brinquedos equipados com tecnologia direcionados às crianças de todas as idades, o que atrai bastante a atenção da garotada. Mas, para divertir toda a garotada ao mesmo tempo, as brincadeiras mais antigas e mais simples ainda são a melhor opção.

Brincadeiras como pique, amarelinha, elástico exigem poucos recursos e podem incluir um número ilimitado de participantes sem fazer nenhuma distinção de gênero. Neste artigo de umCOMO ensinaremos como brincar de polícia e ladrão, uma brincadeira que não demanda nada além de muita energia e que ensina coisas que se leva para a vida toda, principalmente como se trabalhar em equipe.

Também lhe pode interessar: Como brincar de amarelinha

Polícia e ladrão: origem da brincadeira

Polícia e ladrão é uma brincadeira essencialmente brasileira: o jogo origina-se de São Paulo e se expandiu por todo o país. A brincadeira costuma ser indicada para crianças a partir de 7 anos de idade, para que entendam melhor a maneira que o jogo funciona.

Sugestão: Acesse também esse artigo e conheça as melhores brincadeiras folclóricas.

Como brincar de polícia e ladrão - 3 formas diferentes! - Polícia e ladrão: origem da brincadeira

Como brincar de polícia e ladrão

Funciona de maneira simples: serão necessários apenas um espaço grande aonde se possa correr e participantes suficientes para montar duas equipes, que podem conter um número ilimitado de pessoas. Basta que as duas equipes tenham o mesmo número de participantes. Uma equipe é a polícia, e a outra os ladrões.

Para deixar a brincadeira o mais democrática possível, a escolha dos participantes de cada equipe pode ser feita através de um líder da equipe. Escolhe-se dois representantes de cada time que, no par ou ímpar, decidem quem fará parte de sua equipe.

Par ou ímpar: brincadeira comumente usada para definir quem começa o jogo ou quem escolhe equipes de um jogo. Dois representantes, um de cada equipe, devem escolher entre par ou ímpar e expressar um número aleatório de 0 a 10 nos dedos das mãos. Se a soma dos números der um número par, o representante que o escolheu começa. Da mesma forma se sucede quando a soma dos números der um número ímpar.

O objetivo da brincadeira polícia e ladrão é simples: a polícia deve pegar o ladrão. No entanto, as regras do jogo, ou seja, como a brincadeira vai funcionar para que o objetivo seja alcançado, são diferentes pelo país. Em cada região a brincadeira foi adaptada para uma maneira mais adequada para aqueles que a jogam.

Depois que duas equipes são formadas com o mesmo número de participantes, é a hora de começar a conhecer as regras do jogo. Cada ponto abaixo explicará uma maneira diferente de se jogar polícia e ladrão:

  1. Enquanto os policiais contam até 10 de olhos fechados, os ladrões se escondem por todo o lugar. Após isso, devem espalhar-se e procurar pelos ladrões dentro de um tempo previamente estabelecido pelos jogadores. Se a polícia encontrar todos os ladrões dentro do tempo estimado, é o time vencedor. Caso contrário, o time dos ladrões ganha a partida.
  2. Os policiais contam até 10 de olhos fechados enquanto os ladrões correm. Em seguida, os policiais correm atrás dos ladrões e os que foram pegos vão para a "cadeia" (um espaço previamente combinado para os ladrões presos ficarem). Os ladrões que estiverem livres podem bater na mão dos ladrões presos para os libertar e voltarem para a brincadeira. A partida termina quando todos os ladrões forem presos.
  3. Os policiais contam até 10 de olhos fechados enquanto os ladrões correm. Os policiais devem correr para que todos os ladrões sejam pegos. O diferencial nesta versão é que a brincadeira só para quando todos estão cansados: ao prender todos os ladrões, os times se invertem: quem era policial vira ladrão e quem era ladrão vira policial, e começa-se outra partida logo em seguida.

O ideal é brincar de polícia e ladrão em um espaço amplo que dê pra correr com liberdade - uma quadra, por exemplo. Mas se o espaço for amplo demais e começar a ter uma dispersão muito grande entre os participantes, de forma que acabe complicando a brincadeira e fazendo com que ela dure muito mais tempo que o esperado ou que o planejado, uma boa opção é delimitar o espaço da brincadeira com um giz escolar (conhecido também como giz de quadro). Esse giz é bastante fácil de limpar e é encontrado por um preço muito em conta em papelarias por todo o país. Ainda dá pra aproveitá-lo e brincar de escolinha, de amarelinha e muito mais. No mundo das brincadeiras não existem limites para a imaginação!

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como brincar de polícia e ladrão - 3 formas diferentes!, recomendamos que entre na nossa categoria de Brinquedos e Jogos.

Escrever comentário sobre Como brincar de polícia e ladrão - 3 formas diferentes!

O que lhe pareceu o artigo?

Como brincar de polícia e ladrão - 3 formas diferentes!
1 de 2
Como brincar de polícia e ladrão - 3 formas diferentes!

Voltar ao topo da página