menu
Partilhar

Brincadeiras para festa de aniversário

 
Por Maria Antônia Rocha. 4 fevereiro 2022
Brincadeiras para festa de aniversário

Uma das melhores formas de animar uma comemoração é com brincadeiras para festa de aniversário. Para além de providenciar comida, bebida e música, incluir alguns jogos e brincadeiras durante a festa é uma ótima ideia para manter os convidados entretidos e fazer com que as pessoas se divirtam e interajam entre si.

Principalmente para crianças e adolescentes, as brincadeiras para festa de aniversário são o ponto alto do evento, e por isso não podem faltar em uma boa comemoração. Mas os adultos também podem se divertir muito incluindo alguns jogos nos preparativos do aniversário.

Seja dentro do apartamento, em um salão de festas ou no próprio quintal de casa, existem brincadeiras para pessoas de todas as idades que podem ser feitas com mais ou menos espaço. Muitas delas não precisam de muita preparação prévia ou investimento: os clássicos já são perfeitos para se divertir. Pensando em dicas para todos os públicos, neste artigo do umCOMO te damos algumas sugestões de jogos e brincadeiras para fazer na sua festa de aniversário e torná-la memorável. É só continuar lendo!

Também lhe pode interessar: Como organizar uma gincana infantil

Brincadeiras para festa de aniversário de crianças

1) Brincadeira vivo ou morto

Figurinha carimbada nos eventos que reúnem muitas crianças, vivo ou morto é uma brincadeira ótima para a faixa etária de 5 anos em diante. No jogo, é preciso eleger um líder que vai ser o responsável por dar as ordens para o resto dos participantes. Quando ele disser "morto", as outras crianças devem se agachar, enquanto se ele falar "vivo", todas devem ficar em pé. A graça da brincadeira é justamente ir acelerando os comandos com o tempo e eliminar as pessoas que vão se confundindo até sobrar só um - o vencedor.

2) Telefone sem fio

O telefone sem fio é ideal para grupos grandes de crianças. Para brincar, é necessário que os participantes se sentem em roda ou formem uma fila. O jogo funciona assim: o primeiro participante cochicha uma frase para o colega ao lado, que faz o mesmo com o próximo da fila e assim por diante. O último jogador a ouvir a frase deve dizê-la em voz alta. Geralmente, o resultado final é bem diferente da primeira frase e aí é que está a graça.

3) Gincana

Gincana é uma ótima opção entre as brincadeiras para festa de aniversário se você tem um espaço amplo para as crianças correrem e se movimentarem. Em uma gincana, você pode juntar vários jogos divertidos e dividí-los por etapas. As crianças se dividem em equipes e aquela que completar todas as fases da gincana primeiro ganha. Aqui vale usar a criatividade para criar os jogos, mas vale corrida do ovo, amarelinha, cinco-marias, entre outros.

Veja no nosso outro artigo 17 sugestões de provas surpresa para gincana.

4) Caça ao tesouro

Para jogar caça ao tesouro, é necessário investir tempo para os preparativos antes da festa. No jogo, as crianças devem procurar por pistas em um determinado ambiente. As pistas estarão numeradas em ordem, e cada uma levará as crianças a encontrarem a próxima, e assim por diante até chegarem ao prêmio final. Aqui, vale misturar dicas fáceis e difíceis e usar a criatividade para elaborar charadas e outros tipos de pistas divertidas que estimulem o raciocínio lógico dos pequenos.

5) Dança das cadeiras

A dança das cadeiras é uma brincadeira tradicional muito divertida. Para jogar, basta arrumar algumas cadeiras em roda. Lembre-se de colocar uma cadeira a menos do que a quantidade de crianças que vão brincar. Quando a música começar a tocar, as pessoas precisam caminhar ao redor das cadeiras. Então, pause a música a qualquer momento. Os participantes devem correr para se sentar. Quem ficar em pé, perde.

Brincadeiras para festa de aniversário de adolescentes

1) Mímica

Mímica é uma ótima brincadeira para festa de aniversário para todas as idades. Primeiro, é preciso escolher um tema: filmes, séries ou música, por exemplo. Depois, deve-se separar os convidados em dois grupos. Uma pessoa do grupo 1 deve cochichar no ouvido de alguém do grupo 2 a palavra ou frase, dentro do tema estabelecido, que ela precisará imitar. Depois, sem falar uma palavra, o mímico deve usar movimentos e gestos para tentar fazer com que as pessoas da sua equipe adivinhem qual foi a palavra ou frase escolhida. Para deixar o jogo ainda mais divertido, é possível estabelecer um tempo máximo para que o grupo adivinhe a mímica.

Se você precisar de uma mãozinha para jogar, veja o nosso artigo com 100 palavras para mímica de todos os níveis e estilos.

2) Verdade ou Consequência

Um clássico dos adolescentes, verdade ou consequência é uma brincadeira bem simples. O grupo se reúne em roda e alguém gira uma garrafa no meio. Quando a garrafa parar de rodar, a pessoa para quem ela estiver apontando deve escolher entre verdade ou consequência. Quem estiver imediatamente a frente pode fazer uma pergunta - no caso de ela ter escolhido verdade - ou propor um desafio - se optar pela consequência.

3) Jogos de cartas ou tabuleiro

Os jogos de cartas ou tabuleiro, como UNO, Banco Imobiliário, War, entre tantos outros, são excelentes opções de brincadeiras para festa de aniversário para quem busca algo prático e divertido. Ter algumas opções disponíveis na festa para que os convidados escolham o que querem jogar é a receita perfeita para muita diversão e risadas.

Você também pode se interessar por Bebidas para festas de adolescentes

Brincadeiras para festa de aniversário de adultos

1) Beer Pong

Para os maiores de 18 anos, apostar em brincadeiras para festa de aniversário também é garantia de diversão, principalmente quando são jogos etílicos, isto é, que envolvem bebidas alcóolicas. Muito comum em festas universitárias, no jogo é preciso organizar copos cheios de cerveja - ou outro tipo de bebida - nas duas extremidades de uma mesa. Um participante por vez tentará acertar a bolinha de ping pong no copo do time adversário. Se ele conseguir, o adversário precisa beber.

2) Eu Nunca

Para jogar Eu Nunca, reúna seus amigos em um círculo. Alguém deve começar falando em voz alta alguma ação que nunca fez. Quem já tiver feito aquilo, deve tomar um gole de bebida ou virar um shot. Já quem não fez continua sem beber. A brincadeira vai seguindo dessa forma e a intenção é jogar até que todos estejam embriagados. A graça do jogo também é criar afirmações constrangedoras ou engraçadas e descobrir quem no grupo de amigos já passou por aquilo.

3) Karaokê

Karaokê é uma brincadeira que anima qualquer festa de adulto. Para incluir essa brincadeira de origem japonesa na sua comemoração, é preciso providenciar TV, caixa de som e microfones. Cada pessoa deve colocar uma música para tocar - somente com o instrumental. O vocal ficará por conta dos convidados, que devem acompanhar a letra da música na telinha e cantar conforme o ritmo.

Gostou do nosso artigo sobre brincadeiras para festa de aniversário? Confira também:

Se pretende ler mais artigos parecidos a Brincadeiras para festa de aniversário, recomendamos que entre na nossa categoria de Brincadeiras e jogos.

Bibliografia
  • TASTE OF HOME. 25+ Birthday party games for kids of all ages. Disponível em: <https://www.tasteofhome.com/collection/party-games-for-kids/> Acesso em: 25 de janeiro de 2022
  • CHILDHOOD 101. 12 awesome party games for kids: kid approved classics! Disponível em: <https://childhood101.com/classic-kids-party-games/> Acesso em: 25 de janeiro de 2022
  • REAL SIMPLE. 28 fantastic party games to make your next gathering a blast. Disponível em: <https://www.realsimple.com/holidays-entertaining/entertaining/party-games-ideas> Acesso em: 25 de janeiro de 2022

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
Brincadeiras para festa de aniversário
Brincadeiras para festa de aniversário

Voltar ao topo da página