Partilhar

Como escrever uma carta de amor

 
Por Ketlyn Araujo. 22 junho 2020
Como escrever uma carta de amor

Ainda que para muitos possa parecer algo um tanto ultrapassado, escrever cartas de amor é um gesto que não deveríamos deixar morrer. Não apenas por se tratar de um ato romântico e bonito, mas também porque acaba sendo benéfico para a própria pessoa que escreve. Abrir o coração e expressar seus sentimentos, medos e desejos de uma forma tão poética não tem como ser ruim.

Está apaixonado (a) e quer escrever uma carta de amor? Não sabe por onde começar para criar um texto bonito, sincero, original e que não caia no ridículo? Neste artigo do umCOMO vamos te ensinar como escrever uma carta de amor para que você possa abrir seu coração sem medo de ser feliz. Anote!

Também lhe pode interessar: Como começar uma carta de amor

Preparação para escrever uma carta de amor

O primeiro passo para começar uma carta de amor, como em qualquer texto, é construir um rascunho, mas antes você precisa definir os materiais que vai usar.

Pode ser que você escolha escrever com canetas coloridas, canetinhas, tintas ou outros elementos mais criativos, caso seja uma pessoa artística que vive se perguntando como escrever uma carta de amor original para meu namorado ou namorada. Ou então, pode ser que você seja mais tradicional, e opte por redigir sua carta usando lápis ou caneta esferográfica. Não existe certo ou errado, ok?

Lembre-se de que esse momento, do rascunho, é ideal para testar ideias, escrever e reescrever quantas vezes for preciso, adicionar e remover palavras e desenhos... não se prenda, exatamente por essa não ser sua versão final

Encontre o local e o momento adequados

Tanto para escrever uma carta de amor para seu namorado, namorada, marido ou esposa, quanto para escrever uma carta de amor pela primeira vez na vida, é importante que você o faça com certa antecedência, e em um lugar tranquilo, sem que outras pessoas possam te interromper.

Algumas coisas podem te ajudar a criar o clima perfeito: você pode colocar uma música inspiradora para tocar ao fundo, sentar em uma posição confortável e começar a pensar no que exatamente você quer falar para a pessoa amada. Quer agradecê-la por algo ou pela presença dela na sua vida? Quer se declarar pela primeira vez? Quer fazer da carta um presente, deixando a pessoa emocionada?

Como escrever uma carta de amor - Encontre o local e o momento adequados

Como começar uma carta de amor

Chegou um dos momentos mais importantes para que você aprenda como escrever uma carta de amor. Feche os olhos, respire fundo e pense nas primeiras palavras que você quer colocar na carta. Para saber como começar uma carta de amor da melhor maneira possível, opte por chamar a atenção da pessoa destinatária.

A seguir, algumas ideias que podem ajudar:

  • Você pode começar mencionando o que isso tudo que você está escrevendo representa para você. Por exemplo: "As linhas a seguir foram escritas com o meu mais puro e sincero amor..." ou "Enquanto escrevo essas palavras, sinto medo e esperança ao mesmo tempo".
  • Faça a pessoa entender por que você esta escrevendo essa carta. Pode ser que seja porque você precisa se declarar de uma vez por todas, porque se sente grato/a, arrependido/a.
  • Outro jeito de começar a carta é mencionando algo bonito que viu ou viveu recentemente. Por exemplo: "Lembrei daquele fim de semana que passamos juntos, e isso me inspirou para escrever para você, já que meus sentimentos só crescem a cada dia".
  • Se a pessoa está longe de você, recomendamos que você comece a carta com uma saudação e use palavras que mostrem sua preocupação, mesmo com a distância: "Oi, meu amor, espero que você esteja bem. Queria dizer que sinto sua falta e morro de saudades de você, e essa carta de amor é uma forma de aliviar isso tudo".

Deixe que as memórias te conduzam

Agora que você já superou seu medo e começou a escrever essa carta de amor que tem em mãos, deixe que as lembranças de bons momentos te conduzam. Para isso, lembre-se mais uma vez do motivo que te fez querer escrever essa carta. Está há muitos anos com essa pessoas e quer agradecê-la por tudo que já fez por você? Essa é a primeira vez que você está disposto/a a revelar seus sentimentos mais sinceros? Com isso em mente, siga as dicas:

  • Lembre-se de alguma situação engraçada: pense em um momento que vocês tenham vivenciado juntos e que tenha marcado a história de vocês por algum motivo. Pode ser uma situação engraçada, inusitada, não importa.
  • Lembre-se das primeiras vezes: se você ainda não sabe por onde começar, lembre-se das primeiras vezes de vocês. Escreva sobre quando vocês se conheceram, sobre o momento no qual você percebeu que os seus sentimentos por aquela pessoa eram reais.
  • Confesse seus sentimentos: uma boa ideia é se deixar levar pela emoção, e contar como você se sente quando está com a pessoa, ou como se sente quando ela não está por perto. Seja sincero/a, e deixe que a pessoa saiba realmente o que você sente por ela.
  • Use poesia para descrever a pessoa: fale sobre os olhos dela, cabelos, mãos... das coisas que você gosta nela, dos detalhes capazes de fazê-la entender que você, de fato, repara nela.
  • Diga à pessoa o que te faz gostar tanto dela: essa é uma carta de amor, ou seja, não se preocupe se achar que algo que você colocar no papel possa soar "bobo" ou sem importância. No contexto adequado, abrir seu coração é sempre uma boa ideia, e sua maior preocupação deve ser em traduzir os motivos que te fazem gostar tanto daquela pessoa.

Use metáforas e outros tipos de poesia

Se você quer fazer uma carta de amor, que seja bonita e emocionante ao mesmo tempo, vale recorrer às metáforas. Para isso, deixe sua imaginação fluir e adicione algumas frases românticas que comparem, por exemplo, seu amor com o nascer do sol pela manhã, o sorriso da pessoa com um dia de verão, os carinhos dela com uma brisa.

Dessa forma você vai perceber que, mesmo depois de algum tempo juntos ou de alguma situação desagradável pela qual vocês possam ter passado, você valoriza as pequenas coisas que ela faz ou que a definem, acima de qualquer outra.

Agradeça pelo passado e fale sobre o futuro

Quando falamos sobre como fazer uma carta de amor, sempre acabamos fazendo referência ao passado (a primeira vez que vocês se viram, o primeiro beijo, a primeira vez que você sentiu que era amor de verdade) e ao presente (o que você sente pela pessoa, o que quer que aconteça na relação de vocês, etc).

Da mesma forma, é importante não ter medo de falar sobre o futuro. Diga que se sente grato (a) por tudo que ele ou ela faz por você, que sem esses gestos você não seria do jeito que é hoje. Fale que se sente muito feliz pelo tempo que a outra pessoa costuma dedicar a você, e por colocar amor em cada um de seus gestos.

Depois, se for isso que você sente, diga que não imagina um futuro sem aquela pessoa ao seu lado, que seus dias têm mais sentido quando você pode compartilhá-los com ele ou ela, e que nada te faria mais feliz do que a chance de crescer e envelhecer junto dele ou dela.

Como escrever uma carta de amor - Agradeça pelo passado e fale sobre o futuro

Termine com um parágrafo romântico e capaz de despertar emoções

Para o último parágrafo da sua carta de amor, tente colocar emoção e resumir, de maneira criativa e evitando repetições, tudo o que você sente por aquela pessoa. Você pode falar, por exemplo, sobre o quanto sua vida mudou para melhor desde que vocês estão juntos ou juntas, e que a única coisa que você deseja é poder fazê-lo ou fazê-la tão feliz quanto ele ela a faz. Tente, ainda, usar um tom mais engraçado para falar que você espera que a pessoa não perca tanto tempo assim lendo suas palavras, e que você quer mesmo é ter a chance de compartilhar vários momentos com ela, que vão se transformar em muitas outras cartas no futuro.

Se você quer saber como terminar uma carta de amor, tenha em mente que é sempre recomendável encerrar com uma frase bonita e inspiradora, seguida da sua assinatura. Alguns exemplos: “Dessa pessoa que te ama mais que tudo” e, logo depois, seu nome ou apelido.

Redação final e apresentação

Descobriu como fazer uma carta de amor criativa para seu namorado, namorada, marido ou esposa. Porém, existem mais algumas coisas que você deve ter em mente, e a apresentação da carta também é bastante relevante. Para causar uma boa impressão e deixar a pessoa com aquele gostinho de quero mais, siga estes conselhos:

  • Escolha um papel bonito e limpo. Enquanto escreve, evite usar tachinhas ou corretivo, para não estragar o papel (por isso a importância do rascunho). Errou? Pegue outra folha e recomece.
  • Se optar por escrever a carta no computador, escolha uma fonte de leitura fácil, mas esteticamente agradável - recomendamos as que recriam letras do tipo cursiva. Já se você tem uma máquina de escrever em casa e quer fazer algo diferente e retrô, use-a sem medo.
  • Não esqueça de datar a carta na parte superior do papel.
  • Comece a carta com uma frase romântica, como: "Para a pessoa que mais amo nessa vida", seguida pelo nome dessa pessoa. Essa frase de introdução pode ser escrita logo depois da data, ou após você dobrar o papel, para que essa seja a primeira coisa que o destinatário veja antes de ler o texto principal.
  • Transcreva o restante da carta do rascunho para o papel final, corrigindo palavras e outros possíveis erros.
  • Se quiser, borrife um pouco do seu perfume favorito na carta para que a pessoa sinta seu cheiro e fique ainda mais emocionada.
  • Envie a carta ou entregue-a pessoalmente, mas sempre escolha um envelope bonito e limpo. Se procura por outras opções originais, enrole o papel com se fosse um pergaminho (queime as pontas do papel com um isqueiro, se quiser uma aparência mais romântica) e use uma fita para amarrá-lo.

Pronto! Agora você já sabe como escrever uma carta de amor criativa e sincera. Inspire-se com este outro artigo com 70 cartas de amor para namorad@, onde você vai encontrar mais ideias.

Como escrever uma carta de amor - Redação final e apresentação

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como escrever uma carta de amor, recomendamos que entre na nossa categoria de Ciência.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?

Como escrever uma carta de amor
1 de 4
Como escrever uma carta de amor

Voltar ao topo da página