Partilhar
Partilhar em:

Como escrever uma carta formal

Passo a Passo
Avaliação: 4,2 (453 votos)
9 comentários
158 vezes partilhado
 
Como escrever uma carta formal

Para a correspondência profissional é necessário um estilo formal, quer seja para cartas de negócios ou para ocasiões em que se pretende mostrar respeito pela pessoa com a qual se mantém correspondência. É importante ter em conta as orientações padrão para escrever uma carta formal. Siga estes passos de umComo.com.br para escrever uma carta formal, para que cumpra com as regras e princípios deste tipo de correspondência.

Também lhe pode interessar: Dicas para escrever uma carta formal
Instruções:
1

Escolha um formato de papel estilizado e de alta qualidade para este tipo de carta. Deverá ser de uma cor neutra como o branco, o creme ou bege. Evite os desenhos de fundo com cores brilhantes ou distrações com elementos gráficos. Se a carta é para estabelecer um negócio, utilize papel timbrado da empresa.

2

No cabeçalho deverá incluir o seu endereço (remetente) no canto superior esquerdo da carta. Acrescente o endereço do destinatário no canto direito da página, de forma a ficar paralelo com o endereço do remetente.

3

Deixe duas linhas em branco e escreva a data. Certifique-se de escrever também o mês. Numa carta formal evite sempre as abreviaturas. Por isso, numa carta formal a data deve ser do seguinte formato: "12 de Fevereiro de 2014".

4

Deixe novamente duas linhas em branco e comece a carta com uma saudação apropriada. Inclua o nome do destinatário, caso saiba qual é. Se não conhecer a pessoa, deve iniciar a carta com "Senhor ou Senhora". Certifique-se de incluir o título correto na saudação (como Sr., Sra., Dr., Dra., Doutor) Se o destinatário for uma mulher e não tem a certeza de como ela gosta de ser tratada, utilize o título formal de "Sra.".

5

Salte duas linhas e comece a escrever a introdução. No primeiro parágrafo deve indicar o propósito da carta, quer seja para solicitar informação sobre um trabalho, apresentar uma queixa ou solicitar informação. Não seja vago ou impreciso. O destinatário não tem que adivinhar a intenção da sua carta. Pode aproveitar a introdução para fazer uma apresentação sua, caso o destinatário não o conhecer.

6

Escreva o corpo principal da carta. Isto deve incluir informação relevante que apoie o propósito da carta. Certifique-se que os seus comentários se estruturam de uma forma clara e concisa e evite a informação desnecessária.

7

Crie um parágrafo final onde comunica ao receptor o que espera dele. Por exemplo, o envio de informação, entrar em contato consigo para uma entrevista ou um reembolso. Pode fazer referência a futuros contatos se espera ver essa pessoa ou falar com ela numa data futura.

8

Escreva o fecho da carta, usando as palavras "Cordialmente" ou "Atentamente". A primeira deve ser utilizada quando não se conhece o destinatário e a segundo quando se conhece.

9

Deixe quatro linhas em branco e acrescente o seu nome e o seu cargo na empresa, se necessário. As quatro linhas permitem-lhe assinar a carta antes de a enviar.

10

E se o objetivo de escrever uma carta formal é o de solicitar uma reunião, veja os nossos conselhos no artigo sobre como escrever uma carta para pedir uma reunião.

Se deseja ler mais artigos parecidos a Como escrever uma carta formal, recomendamos que entre na nossa categoria de Ciência.

Conselhos
  • Evite as cartas formais escritas à mão, não são apropriadas para uma correspondência formal.
  • Mantenha sempre um tom profissional e cordial. É importante escrever num tom agradável, mesmo que se trate de uma carta para apresentar uma reclamação. Terá mais probabilidade de receber um feedback positivo se a carta for real e verdadeira do que se for escrita com um tom irônico.
  • Guarde sempre consigo uma cópia da carta formal enviada.
Comentários (9)

Escrever comentário sobre Como escrever uma carta formal

9 comentários
A sua avaliação:
JP Gonçalves
Ótimo precisava escrever para escola e isso me ajudou bastante em minha nota!!!
Editor umComo.com.br
Oi JP! Que bom saber isso! Muito obrigado pelo seu comentário e continue acompanhando nossa página :)
A sua avaliação:
Moises Franzotti de Souza
como escrever uma carta para um Pastor evangélico pedindo tranferência para outra igreja
Beatriz
Tenho que fazer uma carta de pedido de transferência pra mandar pra minha diretora ? Como faria isso
Raquel
Qual a formatação para escrever a carta( tamanho e estilo da letra ) ?
valdiane
eu quero flitulinha cola caleno todo flitunha so 100
leticia
me ajudou bastante . obrigada
Sara Viega
Oi Leticia, que bom saber que ajudou você! Obrigada e continue nos acompanhando :)
Stéphany
Como eu faço pra escrever uma carta? não tenho a minima ideia, isso eh trabalho de espanhol, que ele mandou agente fazer uma carta :'( ME AJUDEEEEEEEEEM!
leticia
procura no google como fazer uma carta em espanhol!!!!!...
Elias Agostinho
Não sei também
joaozinho monchacha
como posso escrever uma carta a um ministro das finanças pedindo autorização dos meus documentos como despachante oficial
Beatrice
Só para constar : bege be.ge adj m+f e pl (fr beige) De cor amarelada, como a lã em seu estado natural Dicionário de Português Online - ####### http://########.###.###.###/

Como escrever uma carta formal
Como escrever uma carta formal