Partilhar

Como começar uma carta de amor

 
Por Giselly Cristina. 17 setembro 2019
Como começar uma carta de amor

Escrever cartas pode parecer uma coisa do passado, uma vez que as mensagens instantâneas reduziram distâncias e se tornaram as protagonistas de praticamente qualquer tipo de comunicação. No entanto, ainda existem muitas questões que inevitavelmente exigem cartas mais formais, e casos em que escrever uma carta pode passar a imagem que você precisa.

Quando temos a missão de escrever uma carta de amor ou para qualquer pessoa, a parte mais difícil geralmente é o começo. O drama da folha branca espreita, e isso pode intimidar qualquer um. Por isso, aqui neste artigo do umCOMO, ensinamos como começar uma carta para diferentes ocasiões. Siga as instruções e prepare-se para escrever uma carta perfeita.

Também lhe pode interessar: Como escrever uma carta formal

Como começar uma carta de amor

Como você sabe, expressar seus sentimentos de maneira acertada e justa geralmente não é uma tarefa simples. Quando seu nervosismo abala sua capacidade de se expressar, uma carta de amor é não apenas uma ótima alternativa, como também pode ser a ferramenta perfeita para demonstrar que você é romântico e que valoriza algumas das mais belas tradições culturais. Vamos ajudar você a aprender como começar uma carta de amor:

  1. A primeira coisa que você deve fazer para começar uma carta de amor é indicar a quem se destina a carta. Antes de escrever o nome dessa pessoa especial, coloque um adjetivo respeitoso, que qualifique seus sentimentos por ela. Pode ser "Amado(a), querido(a), adorado(a) ou qualquer outro adjetivo com o qual você geralmente identifica o destinatário da carta.
  2. Foque na razão da carta: evite desviar o assunto para começar uma carta de amor e vá direto ao ponto, porque isso mostrará que você confia em si mesmo e evitará mal-entendidos. Para fazer isso, esclareça suas ideias e pense no motivo central que o leva a escrever a carta.
  3. Utilize uma linguagem simples, com frases curtas, e escreva em primeira pessoa, para que a mensagem tenha fluidez. No entanto, evite coloquialismos excessivos e qualquer frase vulgar. O mais importante é que você seja sincero e autêntico, mas sempre com classe e educação.
  4. Uma vez esclarecido o motivo da carta de amor, você pode desenvolver o corpo dela. Nesta parte será mais fácil escrever todo o contexto do relacionamento e seus sentimentos em relação à pessoa que ama.

Utilizando este simples passo-a-passo, você poderá expressar seus sentimentos de forma clara e autêntica.

Exemplos de cartas de amor

Se você precisa de inspirações para começar uma carta de amor ou até mesmo para escrevê-la inteirinha, sugerimos ler o post com ideias de 50 cartas de amor para namorado prontas.

Como começar uma carta formal

Se ao invés de saber como começar uma carta de amor, você precisa saber como começar uma carta formal, é vital esclarecer os aspectos de protocolo desse tipo de correspondência. A cortesia, brevidade e o tratamento adequado são essenciais neste tipo de cartas. Há também três aspectos essenciais que você deve conhecer antes de começar a escrever uma carta formal:

  1. A data: antes de começar a carta formal, costuma ser colocada na parte superior direita da folha, embora algumas pessoas prefiram anexá-la ao timbre.
  2. O timbre: fica localizado do lado superior esquerdo da folha, uma linha abaixo da data. Ali vão os dados do remetente.
  3. O cabeçalho: aqui você deve colocar o nome da pessoa a quem a carta é endereçada. Deve ser acompanhado pelo tratamento adequado, por exemplo, senhor(a), doutor(a), estimado(a), caro(a), etc. No caso de autoridades civis, diplomáticas, militares ou acadêmicas, o substantivo geralmente é acompanhado pelos adjetivos excelentíssimo ou ilustríssimo. Da mesma forma, os adjetivos eminência (cardeais) e excelência (bispos) são usados para as autoridades eclesiásticas. Para reis e monarcas, o mais usado é Vossa Majestade, enquanto príncipes e infantes são distinguidos como Alteza Real.

Como começar uma carta formal linha por linha

Uma vez cumprida estas formalidades, podemos começar a esclarecer algumas dúvidas sobre como começar uma carta formal.

  1. A primeira linha: como cortesia, comece com a frase "receba uma saudação cordial (distinta, afetuosa...)". Isso ajuda a quebrar o gelo antes de abordar a questão central.
  2. Prossiga expondo o motivo da carta: exponha o objetivo principal da carta com frases como "a presente se destina a (tem por finalidade, propósito...)" é a melhor frase para iniciar a apresentação do argumento central a ser tratado. Em seguida, utilize o verbo apropriado de acordo com a finalidade da carta (informar, solicitar, expressar, comunicar...). Aborde o problema sem rodeios, mas com uma linguagem gentil e consistente.
  3. Coisas a considerar: quando começar a escrever a carta, lembre-se de que pode estar escrevendo em caráter pessoal ou coletivo. De qualquer forma, certifique-se de usar o modo correto.

Desta forma, você poderá abordar qualquer diligência formal sem inconvenientes para começar uma carta formal. Este outro artigo sobre como escrever uma carta formal te ajudará a entender melhor cada passo com exemplos e imagens.

Como começar uma carta de amor - Como começar uma carta formal

Como começar uma carta em inglês

As cartas formais em inglês seguem um protocolo semelhante às cartas em português. Se você não sabe como iniciar uma carta em inglês, siga os passos que vamos te mostrar a seguir:

  1. No canto superior direito, escreva suas informações pessoais (nome e sobrenome, número de telefone, email) e endereço (residencial). Lembre-se de que os nomes das cidades devem estar em letras maiúsculas e sempre acompanhados pelo código postal.
  2. Em seguida, escreva a data na ordem anglo-saxônica (ano/mês/dia) no lado esquerdo da carta. O dia é geralmente escrito em ordinal abreviado (1st, 2nd, 19th...).
  3. Embaixo, novamente no lado direito, coloque o nome, endereço e número de telefone do destinatário.
  4. Se você quiser aprender como começar uma carta em inglês, inicie a introdução utilizando o adjetivo senhor (Sir.), senhora (Madam, Ms. ou Mrs.) ou senhorita (Miss.), conforme for o caso. Pode ser acompanhado por "dear" (querida, querido). Use apenas o sobrenome do destinatário, caso seja uma carta formal; por exemplo, "Dear Mrs. Jones".
  5. Seguindo o exemplo de uma carta formal em inglês, inicie o texto com uma frase como "I am writing to enquire about..." (escrevo para saber sobre...) ou "With reference to your letter of..." (referente à sua carta sobre...). Isso ajuda a evitar obstáculos e a abordar o assunto que será tratado de forma direta e educada.
  6. Evite abreviações e escreva no presente contínuo (I am writing em vez de I write, por exemplo).
  7. Utilize frases breves e diretas e aborde um assunto em cada paragráfo, para evitar parágrafos longos demais.

Caso você queira saber como começar uma carta informal em inglês, este artigo sobre como escrever um e-mail em inglês pode ser útil.

Como começar uma carta de amor - Como começar uma carta em inglês

Como começar uma carta para um amigo

Toda carta tem relativa importância, no entanto, é muito provável que, se você quiser escrever uma carta para um amigo, seja mais informal e mais espontânea do que as anteriores. Quer saber como começar uma carta para um amigo? Então não perca este passo a passo:

  1. Coloque seu endereço e a data: faça isso como indicamos anteriormente;
  2. Comece com o adjetivo 'caro' ou 'querido': junto a isto, você deve colocar o nome do seu amigo. Isso não é necessariamente formal, mas dá um toque mais elegante à carta.
  3. Escreva uma breve saudação: "Espero que você esteja bem", "obrigado por...", "me desculpe por não ter te escrito antes...", são algumas das frases que você pode usar como introdução.
  4. Aborde diretamente o propósito da carta: é conveniente esclarecer os assuntos que devem ser tratados, as perguntas que você deseja fazer ou as propostas que deseja enviar ao seu amigo, então evitar ficar de rodeios tornará o texto fácil de entender. Qualquer coisa relevante que você queira dizer ou perguntar, faça logo no primeiro ou no segundo parágrafo.
  5. Escreva em primeira pessoa: além disso, é importante que você use expressões coloquiais, mas nunca vulgares. Use uma linguagem simples e autêntica, que defina sua personalidade e expressões idiomáticas.

Tendo detalhado o assunto central da carta, será muito mais fácil desenvolver os parágrafos seguintes. Se você quiser mais informações sobre como escrever uma carta amistosa para alguém, não perca este outro artigo do umCOMO.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como começar uma carta de amor, recomendamos que entre na nossa categoria de Ciência.

Vídeos de Como começar uma carta de amor

1 de 3
Vídeos de Como começar uma carta de amor

Escrever comentário sobre Como começar uma carta de amor

O que lhe pareceu o artigo?

Como começar uma carta de amor
1 de 3
Como começar uma carta de amor

Voltar ao topo da página