PARTILHAR

Dicas para escrever uma carta formal

Dicas para escrever uma carta formal

Com o desenvolvimento das novas tecnologias, nossa língua está sofrendo muitos mudanças, especialmente quanto ao seu uso de caráter formal. É preciso distinguir em que momentos devemos utilizar uma linguagem mais formal e séria e uma linguagem usada de forma geral para comunicar-nos com conhecidos. Geralmente, por questões trabalhistas e, às vezes, por motivos pessoais, somos obrigados a isso. Em umComo.com.br damos a você algumas dicas para escrever uma carta formal.

Também lhe pode interessar: Como escrever uma carta formal
Passos a seguir:
1

Escrever bem é algo que devemos fazer em todo o momento, independentemente do tipo de mensagem que queiramos transmitir. Se nossa carta tem um caráter formal, devemos cuidar muito das regras de ortografia, gramática e sintaxe.

2

Devemos começar com um cabeçalho correto que indique o nome e os dados da pessoa que vai receber a carta, ou seja, o destinatário, além do cargo que ocupa se a enviamos a uma empresa ou departamento público. Aconselha-se, também, a fazer uma mínima referência ao tema tratado na carta.

3

O cumprimento inicial deve ser exclusivo para a pessoa a quem escrevemos e dirigimos a carta, além de ser correto e formal. Esse irá seguido de ponto e vírgula e o texto da carta começará a ser desenvolvido em uma linha à parte.

4

No primeiro parágrafo da carta é necessário indicar o motivo da mesma, por que ela está sendo escrita. Será necessário dar argumentos para justificar nossa postura.

5

Em um segundo parágrafo, escrito à parte do anterior, é necessário indicar que soluções precisamos ou esperamos perante o nosso problema ou inquietude que nos motivou a redigir a carta. De forma clara, concisa e com a linguagem adequada para este tipo de circunstâncias.

6

Por último, é necessário realizar uma despedida formal agradecendo pela atenção e pelo tempo dedicado ao receptor da carta. Essa despedida será seguida de nossa assinatura e de nosso cargo, para que nos identifiquem.

7

E se deseja escrever esta carta para solicitar uma reunião, em umComo explicamos-lhe passo a passo como o deve fazer.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Dicas para escrever uma carta formal, recomendamos que entre na nossa categoria de Ciência.

Conselhos
  • Esteja muito atento à linguagem correta e adequada à situação.
  • Esteja atento para não cometer falhas de ortografia nem de escrita.
  • Revise atentamente antes de enviar para se certificar que a carta está correta e impecável.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
4 comentários
A sua avaliação:
Clarimundo A F Júnior
Como fazer uma carta formal para pedido de imprego
Redação umCOMO (Editor/a de umCOMO)
Olá, Clarimundo, acreditamos que nosso artigo sobre Como fazer uma carta de apresentação pode te ajudar: https://educacao.umcomo.com.br/artigo/como-fazer-uma-carta-de-apresentacao-288.html. Boa sorte na sua procura por trabalho! Um abraço da equipe editorial do umCOMO.
A sua avaliação:
Maria Conceição Oliveira
Bom dia. Acho interesante. Quando redijo um documento tenho o maximo cuidado de não cometer erros. Obrigado
Jose luis dde assis
boa noite eu gostaria de escrever uma carta para o senador magno malta, só que eu tenho receio de erra pedido de ajuda como faço poderia me ajuda.
Jheniffer nicoly Rodrigues da silva
Rodrigo faro eu queria cantar muito e conhecer luan Santana
Dicas para escrever uma carta formal
Dicas para escrever uma carta formal

Voltar ao topo da página ↑