Partilhar

Como funciona a energia eólica

Por Sara Silva. Atualizado: 20 janeiro 2017
Como funciona a energia eólica
Imagem: revistaecoturismo.com.br

A energia eólica é um tipo de energia renovável que, tal como a energia geotérmica, é obtida de forma limpa a partir da própria natureza. Na energia eólica o vento é o protagonista, desempenhando o papel principal através da intensidade com que sopra. Ou seja: quanto mais vento existir, mais energia é produzida. O processo de obtenção desta energia é muito simples, semelhante ao dos barcos que se movem com o vento ou dos moinhos de vento que moem os cereais, mas neste caso é aproveitado de forma a render mais. Continue lendo este artigo de umComo.com.br para descobrir como funciona energia eólica.

Também lhe pode interessar: Como funciona a energia geotérmica

Fontes de energia eólica

Dado que este tipo de energia provém do vento, os melhores locais para a obtenção serão os mais ventosos, como cumes de montes ou montanhas e mar alto. Neles são colocados aerogeradores, postes enormes com geralmente 3 pás que se movem com a força do vento e que a convertem em energia. Os aerogeradores são colocados em grupos, dando origem a fazendas de eólicas. Em terra é mais comum encontrá-los em áreas rurais.

Como funciona a energia eólica - Fontes de energia eólica
Imagem: osetoreletrico.com.br

Obtenção de energia eólica

Como referido no ponto anterior, é através do movimento do vento sobre as pás dos aerogeradores que se produz a energia. Para isto acontecer, em primeiro lugar as pás devem possuir um formato aerodinâmico, o que permite que o fluxo de ar passe através delas, e apresentar também um desenho de aerofólio, de forma a que esse fluxo as faça mover, através de movimentos de empuxo e arrasto, tal como acontece nas asas dos aviões. Quando as pás se movem, no interior do aerogerador há um eixo que roda e une o cubo de um rotor a um gerador, o qual irá converter esse movimento, chamado de energia rotacional, em energia elétrica. Desta forma, um aerogerador é composto por três partes fundamentais: pás do rotor, eixo e gerador. Juntas, permitem obter a energia eólica.

Como funciona a energia eólica - Obtenção de energia eólica
Imagem: fiec.org.br

Vantagens e desvantagens

À partida este tipo de energia apenas apresenta vantagens, pois é obtido de uma forma muito natural, aproveitando um recurso inesgotável, não polui e não necessita de manutenção constante. No entanto, se observarmos com mais atenção, iremos perceber que também tem desvantagens. Por exemplo, devido à instabilidade dos ventos, nem sempre se consegue obter esta energia, além disso existem outras formas mais econômicas de obtenção de energia eólica, elas causam um impacto negativo na paisagem, produzem um ruído de aproximadamente 43 decibéis e podem afetar a migração das aves.

Como funciona a energia eólica - Vantagens e desvantagens
Imagem: knowtec.com

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como funciona a energia eólica, recomendamos que entre na nossa categoria de Ciência.

Escrever comentário sobre Como funciona a energia eólica

O que lhe pareceu o artigo?
3 comentários
Dirceu Vaz da Fonseca
Quantas rotações tem o gerador e quantos volts produz? A rotação é controlada ou tanto faz?
A sua avaliação:
Everaldo souza santos
quero maie informações sobre curso gratis, o assunto.
Editor umComo.com.br
Oi Everaldo! Sobre energia eólica é tudo o que temos de momento, mas pode conferir essas informações que também podem ser do seu interesse: http://www.umcomo.com.br/search/index?q=eolica
Camille
ooie quero saber quais sao os locais que ainda tem energia eolica funcionando

Como funciona a energia eólica
Imagem: revistaecoturismo.com.br
Imagem: osetoreletrico.com.br
Imagem: fiec.org.br
Imagem: knowtec.com
1 de 4
Como funciona a energia eólica

Voltar ao topo da página