Tipos de fontes de energia

Como funciona a energia hidrelétrica

Sara Silva
Por Sara Silva. Atualizado: 9 agosto 2019
Como funciona a energia hidrelétrica

No nosso planeta Terra é possível obtermos energia proveniente de vários recursos naturais que temos ao nosso dispor. O sol, por exemplo, fornece-nos energia solar, o vento dá origem à energia eólica, o calor da terra origina energia geotérmica e, através da água, podemos obter também energia hidrelétrica. Todas estas são energias renováveis, o que significa que provêm da natureza e se renovam constantemente, sendo inesgotáveis. Seguindo os links referidos é possível aprender como funciona cada uma das energias referidas e, neste artigo de umComo.com.br, explicamos como funciona a energia hidrelétrica.

 

Também lhe pode interessar: Como fazer um Vulcão de sal

Índice

  1. Fontes de energia hidrelétrica
  2. Obtenção de energia hidrelétrica
  3. Vantagens e desvantagens

Fontes de energia hidrelétrica

De forma a obter energia hidrelétrica é necessário que se construam usinas hidrelétricas em rios que possuam um grande caudal, ou seja, um grande volume de água. É indicado que essas usinas se localizem num desnível, de forma a favorecer o aproveitamento da energia. Por essa razão geralmente encontramos usinas construídas na parte do rio que dá origem a queda de água, ou cachoeira, como acontece em Foz de Iguaçu, na Usina Hidrelétrica de Itaipu, que é atualmente a maior do mundo.

 

Como funciona a energia hidrelétrica - Fontes de energia hidrelétrica

Obtenção de energia hidrelétrica

O processo de obtenção de energia hidrelétrica é bem simples quando comparado ao de outras energias renováveis. Baseia-se na força de água, que é a energia potencial, ao passar por tubulações da usina, com tal poder e velocidade que faz girar turbinas, movimento esse que origina energia mecânica. A energia proveniente das turbinas é aproveitada por geradores, que a convertem em energia elétrica e a levam até às povoações através de fios. Este é o processo de obtenção da energia hidrelétrica, ou seja, energia elétrica produzida a partir da água. Viu? Eu disse que era simples. Além disto vale a pena saber ainda que os Estados Unidos, o Canadá, Brasil, Rússia e China são os maiores produtores de energia hidrelétrica, pois reúnem as condições mais favoráveis para a produção da mesma, e atualmente as usinas são responsáveis por 18% da produção elétrica no mundo.

 

Como funciona a energia hidrelétrica - Obtenção de energia hidrelétrica

Vantagens e desvantagens

Este tipo de energia, apesar de necessitar de um grande investimento inicial e requerer manutenção constante, representa uma grande eficiência energética, na ordem dos 95%, dado que o seu combustível, a água, é gratuito e renovável. Além disso a energia hidrelétrica não origina qualquer tipo de poluição para o meio ambiente, no entanto tem um grande impacto visual e ambiental, destruindo extensas áreas de vegetação e habitats de animais. Também existe o perigo de inundação nas áreas próximas da usina, o que representa uma grande desvantagem para as povoações em redor da mesma, mas se as inundações forem insignificantes têm a vantagem de poderem ser usadas para irrigações nas proximidades.

 

Como funciona a energia hidrelétrica - Vantagens e desvantagens

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como funciona a energia hidrelétrica, recomendamos que entre na nossa categoria de Ciência.

Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
1 de 4
Como funciona a energia hidrelétrica