PARTILHAR

Como não passar frio quando acampar

Redação umCOMO
Por Redação umCOMO. Atualizado: 7 fevereiro 2020
Como não passar frio quando acampar
Imagem: demochilaebarraca.blogspot.com

Se você é um aventureiro, se adora as excursões e se encanta em organizar acampamentos ou acampar, este artigo pode lhe ser muito útil. Embora a melhor época para realizar estas escapadas é quando faz bom tempo, é possível acampar durante todo o ano. Também, as noites frias na montanha ou no campo podem fazer com que você não desfrute ao máximo do acampamento. Por isso, em umComo explicamos como não passar frio quando acampar. Siga estes simples passos e anote estes truques, ficará aquecido e poderá desfrutar ao máximo quando acampar, sem passar frio.

Também lhe pode interessar: Como acampar na praia
Passos a seguir:
1

Em primeiro lugar, coloque na sua bagagem alguma peça de roupa a mais e uma muda de meias. Se tiver frio pode ir acrescentando outras peças de roupa para se sentir aquecido. Tente levar casacos, cachecóis, luvas e tudo que sirva para diminuir o frio. Lembre-se: é aconselhável que a roupa seja sintética e térmica.

Como não passar frio quando acampar - Passo 1
Imagem: aristasur.com
2

Conheça a fundo os sintomas de hipotermia. Como excursionista é necessário que tenha estes conhecimentos para poder reconhecer estas possíveis situações provocadas pelo frio. Caso elas ocorram, aja de imediato aquecendo a pessoa afetada e avise os serviços de emergência.

3

Hidratação. É imprescindível se manter bem hidratado durante o acampamento. Os alimentos com hidratos de carbono são os ideais para manter o calor e não desidratar. Lembre-se: ainda que pareça que não pode suar muito, deve beber constantemente água já que é fácil perdê-la devido à transpiração.

Como não passar frio quando acampar - Passo 3
Imagem: centrolasercx.com
4

Tente se proteger do vento e da chuva. Estes efeitos meteorológicos podem produzir sensações térmicas bem mais baixas.

5

Uma tigela de caldo quente, um café ou um chocolate podem ser alimentos que aliviem o frio. Por isso, é aconselhável que mantenha água quente usando uma panela. Para isso, faça uma fogueira se o espaço do acampamento for adequado e proteja a área do vento com pedras.

Como não passar frio quando acampar - Passo 5
Imagem: invenios.blogspot.com
6

Caso tenha muito calor por causa de uma atividade física ou um esforço, não é recomendável tirar todos os agasalhos. O frio exterior pode provocar resfriado e fazê-lo sentir mais frio. Tire os agasalhos pouco a pouco.

7

Não durma molhado. Com o frio, a umidade pode aumentar e a sensação de temperaturas baixas também, o que pode causar mais frio. Sobretudo tente ter o cabelo totalmente seco.

8

Tente manter mãos e pés quentes. Estas partes do corpo são muito sensíveis ao frio, por isso, convém abrigá-los bem.

9

Se é uma pessoa de baixa estatura, você pode ajudar a esquentar o saco-cama colocando as roupas dentro do mesmo. Você pode pôr a roupa que vai vestir no dia seguinte, além de ajudar a esquentá-lo durante a noite, também manterá a roupa quente para o próximo dia.

Como não passar frio quando acampar - Passo 9
Imagem: tourpirineos.com
10

Se é muito friorento, pode esquentar um par de garrafas de água pequenas. Coloque-as dentro do saco-cama algumas horas antes de dormir. Isto atuará como um aquecedor durante 6 ou 8 horas.

11

Tente não dormir diretamente sobre o solo. É recomendável que coloque o saco de dormir térmico sobre uma esteira ou colchonete. Deste modo, você isolará o saco do terreno e manterá o calor. Se não os tiver, pode utilizar papelão.

Como não passar frio quando acampar - Passo 11
Imagem: peregrinoteca.com
12

Quanto às barracas do acampamento, as do tipo iglu são as mais apropriadas. Sua estrutura tem uma camada isolante ótima para vento e neve.

Como não passar frio quando acampar - Passo 12
Imagem: senderismoteco.wordpress.com

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como não passar frio quando acampar, recomendamos que entre na nossa categoria de Atividades recreativas.

Conselhos
  • Tente manter a roupa limpa. Caso contrário, pode perder a suavidade, ganhar umidade e, portanto, provocar mais frio.
  • A roupa de algodão é a menos aconselhável, pois não mantém o calor.
  • Caso a excursão seja na neve, vista-se com roupa adequada para isso, sempre por cima de roupa térmica.
  • Utilize sacos de dormir térmicos.
  • Tente esvaziar a bexiga antes de deitar. Urinar em baixas temperaturas causa calafrios e pode fazer-lhe mal.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
Como não passar frio quando acampar
Imagem: demochilaebarraca.blogspot.com
Imagem: aristasur.com
Imagem: centrolasercx.com
Imagem: invenios.blogspot.com
Imagem: tourpirineos.com
Imagem: peregrinoteca.com
Imagem: senderismoteco.wordpress.com
1 de 7
Como não passar frio quando acampar

Voltar ao topo da página ↑