Partilhar

Como preparar uma caça ao tesouro para crianças

Por Sara Viega. Atualizado: 30 julho 2019
Como preparar uma caça ao tesouro para crianças

A caça ao tesouro é uma brincadeira que as crianças de todas as idades adoram. É uma brincadeira muito completa porque elas têm que passar uma série de provas, pensar nas pistas que têm para encontrar o tesouro e além disso podem brincar com as outras crianças. Esta brincadeira pode ser feita mais curta ou mais comprida em função das provas e pistas que você fizer. Se você preparar direitinho, eles podem chegar a passar a tarde inteira brincando. Neste artigo do umCOMO explicamos como preparar uma caça ao tesouro para crianças, ideias de provas para caça ao tesouro, enigmas e como executá-los!

Também lhe pode interessar: Como se brinca ao Rei Manda

Caça ao tesouro: locais ideais acordo com a idade

Para preparar uma caça ao tesouro para crianças você tem várias opções de lugares mas primeiro terá que considerar a idade das crianças:

  • Crianças de 4 a 8 anos): o melhor é preparar a caça ao tesouro dentro de casa ou no jardim da sua casa ou de uma casa conhecida, afinal, estaremos lidando com crianças pequenas e é muito difícil dar ordens sabendo que irão obedecê-las. O importante é que as crianças estejam em um espaço controlado e não muito grande para que você possa vê-las em todo momento.
  • Crianças a partir de 9 anos): você também pode fazer em casa ou no jardim, mas é melhor um lugar um pouco maior; isso não quer dizer que não as tenha que controlar. Para crianças mais velhas seria legal fazer a caça em um colégio ou em um parque onde possa vê-los. Se a mãe de uma das crianças envolvidas tiver um jardim grande, vale perguntar se é possível realizar a brincadeira neste espaço;
  • Crianças mais velhas (a partir dos 9 anos): não é porque já passaram da fase realmente infantil que as crianças não gostarão de brincar de caça ao tesouro, a verdade é que, se bem feita, a brincadeira pode ser legal até mesmo para adultos (dependendo do prêmio). Quando se trata de crianças mais velhas, é legal fazer uma brincadeira caça ao tesouro um pouco mais complexa em um local mais amplo para deixar a brincadeira mais difícil e divertir todos. Se você mora em uma vizinhança segura, é possível fazer brincar em um bosque local, se não, em um parque da cidade onde saberá que todos se divertirão sem problemas.

Se você procura caça ao tesouro pronto para imprimir, pegue as dicas acima e adapte ao que for melhor para as crianças que estarão na brincadeira!

Como preparar uma caça ao tesouro para crianças - Caça ao tesouro: locais ideais acordo com a idade

Enigmas para caça ao tesouro

Não deixe que eles procurem o tesouro sem nenhuma razão e tente inventar um fio condutor, uma história onde tenham que superar uma série de provas até encontrar o tesouro (prova final). Também é possível usar pistas que levem eles às provas, de forma que cada pista deixe a história mais intrigante. Cada vez que eles superarem uma prova você pode dar uma pista para encontrar o local da prova seguinte, e assim sucessivamente, até eles chegarem à prova final onde se encontra o tesouro. A seguir, damos algumas ideias de fio condutor para criar o enigma da caça ao tesouro:

  • Em busca do tesouro pirata: invente uma história antiga que envolva piratas do passado que acabaram por deixar algo precioso no local e crie enigmas para caça ao tesouro.
  • O tesouro do Rei: diga que antigamente um Rei governava a região e que enterrou algo precioso na cidade.
  • O tesouro dos duendes do bosque: com duendes, inventar uma história é mais fácil. Pense em uma história mística que envolva uma história bastante antiga, diga tempos atrás, antes da cidade existir, existiam duendes que viviam no local e que ainda moram lá sem ninguém saber e que o desafio é desvendá-los.
  • O tesouro das fadas: além de duendes, fadas também são algo que atiçam muito a mente das crianças por serem seres místicos que nunca viram. Diga que existem fadas no local que sempre pregam surpresas e que deixaram um presente misterioso para que conseguir encontrá-lo, sendo esse o tesouro final.

Caça ao tesouro infantil

Tente aproveitar o espaço no qual a brincadeira será realizada para inventar as pistas, se fizer a brincadeira caça ao tesouro na educação infantil, poderá utilizar características do local para inventar as pistas e fazer uma caça ao tesouro na escola. Depois de decidir o fio condutor é importante explicar para as crianças do que se trata: explique para eles a história, tudo o que aconteceu para que o tesouro esteja escondido e diga que elas são as crianças que devem encontrá-lo. Você pode inclusive se fantasiar para entrar ainda mais no clima da brincadeira.

Como preparar uma caça ao tesouro para crianças - Enigmas para caça ao tesouro

Mapa da caça ao tesou e pistas

No mapa da caça ao tesouro você pode usar diferentes tipos de pistas para que eles encontrem as provas da caça ao tesouro. Damos alguns exemplo pistas para o mapa da caça ao tesouro:

Mapa da caça ao tesou para crianças mais novas

  • Uma foto ou desenho do lugar onde devem procurar a seguinte pista, fazendo com que a caça ao tesouro infantil seja fácil;
  • Um quebra-cabeça simples que ao ser resolvido indique para onde devem ir depois, as charadas para caça ao tesouro infantil devem ser pensadas de acordo com a idade das crianças;
  • Uma adivinhança simples, com frases para caça ao tesouro que indiquem o próximo destino.

Mapa da caça ao tesouro para crianças mais velhas

  • Provas para caça ao tesouro com um enigma um pouco complicado, os desafios ficam mais divertidos com desafios menos óbvios.
  • Um quebra-cabeça mais difícil, enigmas para caça ao tesouro do tipo fazem todos terem que pensar e a descoberta fica mais divertida.
  • Decifração de mensagem, quando se cria enigmas a partir de um código, usando um símbolo para cada letra, todos ficam mais entretidos e focados em descobrir o mistério.
  • Mostrar para eles um objeto que esteja relacionado com o lugar onde terão que encontrar a seguinte pista, se a brincadeira for feita na escola ajuda bastante já que todos estarão familiarizados com o local.

Tente começar com pistas mais simples e ir aumentando a dificuldade para essas provas para caça ao tesouro à medida que as crianças se aproximam do fim. A última pista deve ser a mais difícil de todas.

Como preparar uma caça ao tesouro para crianças - Mapa da caça ao tesou e pistas

Provas para caça ao tesouro

Você pode usar as próprias pistas como provas para conseguir a seguinte pista, ou você pode fazer uma prova antes de que elas consigam a pista. Damos a você alguns exemplos de provas:

  • Provas de equilíbrio: durante tente segurar o cabo de uma vassoura com o pé durante alguns segundos.
  • Provas de busca: procurar um número determinado de tampas, bolinhas, cartas ou o que você quiser em um tempo determinado. Outro forma de deixar a brincadeira legal é criando um mapa caça ao tesouro e assinalar os locais onde as crianças encontrarão as pistas.
  • Provas de criação: criar com massinha a forma que você disser em um tempo de um ou dois minutos. Também é possível fazer a brincadeira com papel e caneta, dizendo para que as crianças desenhem a forma.
  • Provas de pares: colocar uma bexiga entre duas crianças (podem segurá-la só com suas barrigas). Terão que correr até onde você disser sem que a bexiga caia nem estoure.
  • Provas de música: colocar o começo de uma música para que adivinhem qual é seu título ou para que continuem cantando. Pense em músicas que fazem sucesso entre as crianças de acordo com a idade.
  • Provas de perguntas: charadas para caça ao tesouro infantil também são um ótimo estímulo didático para todas as idades. Nesse caso, o importante é adaptar as perguntas de acordo com a faixa etária.

Estes são só alguns exemplos mas você pode inventar as provas que quiser. Recomendo que você passe todas as provas às crianças. A graça desta brincadeira é adivinhar as pistas que levarão às pistas seguintes, e finalmente ao tesouro.

Como preparar uma caça ao tesouro para crianças - Provas para caça ao tesouro

Como preparar o tesouro

Quando chegarem à pista final da caça ao tesouro terão que procurar onde está o tesouro. O tesouro deve parecer um de verdade, por isso coloque dentro de um cofre ou caixa para que pareça real. Pode encher de doces, balas, chocolates... Tente dar presentes para todos: para os que foram capazes de encontrar o tesouro e para os que chegaram muito perto.

Outra opção seria brincar com todas as crianças como se fossem uma equipe só. Assim o prêmio seria repartido entre todos, porém não existiria competitividade na brincadeira. Se as crianças são muito novinhas é melhor fazer desse jeito pois muitas vezes elas não sabem perder.

A questão é passar por um momento gostoso e que elas se divirtam com a brincadeira!

Dica: acesse também esse artigo para conhecer as melhores brincadeiras folclóricas!

Como preparar uma caça ao tesouro para crianças - Como preparar o tesouro

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como preparar uma caça ao tesouro para crianças, recomendamos que entre na nossa categoria de Brinquedos e Jogos.

Escrever comentário sobre Como preparar uma caça ao tesouro para crianças

O que lhe pareceu o artigo?
6 comentários
A sua avaliação:
Helena
Muito obrigada foi uma grande ajuda.Vou fazer para o aniversáriop do meu neto, é no Alvito. Só na hora voyu conhecer o espaço. E um grupo de 5 anos. Há alguma dica? Muito obrigada
Editor umComo.com.br
weksley
site muito bom
Sara Viega (Editor/a de umCOMO)
Oi Weksley! Que bom saber isso! Muito obrigada pelo seu comentário e continue acompanhando a nossa página :)
guinever
sara eu gostaria de fazer mas no dia das bruxas
Sara Viega (Editor/a de umCOMO)
Oi Guinever, então já não falta muito para o Halloween. Aproveite e confira mais brincadeiras que pode fazer nesse dia: http://festa.umcomo.com.br/articulo/como-fazer-brincadeiras-de-halloween-14826.html
jeronimo
queria um pronto,vou fazer o dia das crianças em barão de melgaço cidade pantaneira alem dos brinquedos vou colocar um bicicleta para ser o tesouro
maria clara
muito legal más onde compro o baú
beatriz
gostei vou fazer isso obrigada
Sara Viega (Editor/a de umCOMO)
Oi Beatriz, que bom saber! Muito obrigada pelo seu comentário e continue acompanhando o nosso site :)

Como preparar uma caça ao tesouro para crianças
1 de 6
Como preparar uma caça ao tesouro para crianças

Voltar ao topo da página