Partilhar

Como preparar uma caça ao tesouro para crianças

A caça ao tesouro é uma brincadeira que as crianças de todas as idades adoram. É uma brincadeira muito completa porque elas têm que passar uma série de provas, pensar nas pistas que têm para encontrar o tesouro e além disso podem brincar com as outras crianças. Esta brincadeira pode ser feita mais curta ou mais comprida em função das provas e pistas que você fizer. Se preparar direitinho, poderiam estar uma tarde inteira brincando. Neste artigo de umComo.com.br explicamos a você como preparar uma caça ao tesouro para crianças.

Também lhe pode interessar: Como se brinca ao Rei Manda

Onde brincar à caça ao tesouro

Para preparar uma caça ao tesouro para crianças você tem várias opções de lugares mas primeiro terá que considerar a idade das crianças:

  • Crianças mais novas (de 4 a 8 anos): o melhor é preparar esta brincadeira dentro de casa ou no jardim da sua casa ou de uma casa conhecida. O importante é que as crianças estejam em um espaço controlado e não muito grande para que você possa vê-las em todo momento.
  • Crianças mais velhas (a partir de 9 anos): também pode fazer em casa ou no jardim, mas é melhor um lugar um pouco maior; isso não quer dizer que não as tenha que controlar. Para crianças mais velhas seria legal fazer a caça em um colégio ou em um parque onde possa vê-los.
Como preparar uma caça ao tesouro para crianças - Onde brincar à caça ao tesouro

Que pauta seguir para que eles procurem o tesouro

Não deixe que eles procurem o tesouro sem nenhuma razão. Tente inventar um fio condutor, uma história onde tenham que superar uma série de provas até encontrar o tesouro (prova final). Também pode usar pistas que levem eles às provas. Cada vez que eles superarem uma prova você pode dar uma pista para encontrar o local da prova seguinte, e assim sucessivamente, até eles chegarem à prova final onde se encontra o tesouro. A seguir, damos algumas ideias de fio condutor:

  • Em busca do tesouro pirata.
  • O tesouro do Rei.
  • O tesouro dos duendes do bosque.
  • O tesouro das fadas.

Depois de decidir o fio condutor é importante explicar para as crianças do que se trata. Explique para eles a história, tudo o que aconteceu para que o tesouro esteja escondido, e diga que elas são as crianças que devem encontrá-lo. Você pode inclusive se fantasiar para entrar ainda mais no clima da brincadeira.

Como preparar uma caça ao tesouro para crianças - Que pauta seguir para que eles procurem o tesouro

Como devem ser as pistas para uma caça ao tesouro

Pode usar diferentes tipos de pistas para que encontrem as provas da caça ao tesouro. Damos alguns exemplo:

PARA CRIANÇAS MAIS NOVAS:

  • uma foto ou desenho do lugar onde devem procurar a seguinte pista.
  • um quebra-cabeça simples que ao ser resolvido indica onde devem ir depois.
  • uma adivinhança simples.

PARA CRIANÇAS MAIS VELHAS:

  • um enigma um pouco complicado.
  • um quebra-cabeça mais difícil.
  • que eles descifrem uma mensagem a partir de um código, usando um símbolo para cada letra.
  • mostrar para eles um objeto que esteja relacionado com o lugar onde terão que encontrar a seguinte pista.

Tente começar com pistas mais simples e ir aumentando a dificuldade à medida que se aproxima do tesouro. A última pista teria que ser a mais difícil de todas.

Como preparar uma caça ao tesouro para crianças - Como devem ser as pistas para uma caça ao tesouro

Tipo de provas para a caça ao tesouro

Pode usar as próprias pistas como provas para conseguir a seguinte pista, ou você pode fazer uma prova antes de que elas consigam a pista. Damos a você alguns exemplos de provas:

  • Provas de equilíbrio: tente segurar o cabo de uma vassoura com o pé durante alguns segundos.
  • Provas de busca: procurar um número determinado de tampas, bolinhas, cartas ou o que você quiser em um tempo determinado.
  • Provas de criação: criar com massinha a forma que você disser em um tempo de um ou dois minutos.
  • Provas de pares: colocar uma bexiga entre duas crianças (podem segurá-la só com suas barrigas). Terão que correr até onde você disser sem que a bexiga caia nem estoure.
  • Provas de música: colocar o começo de uma música para que adivinhem qual é seu título ou para que continuem cantando.

Estes são só alguns exemplos mas você pode inventar as provas que quiser. Recomendo que você passe todas as provas às crianças. A graça desta brincadeira é adivinhar as pistas que levarão às pistas seguintes, e finalmente ao tesouro.

Como preparar uma caça ao tesouro para crianças - Tipo de provas para a caça ao tesouro

Como preparar o tesouro

Quando chegarem à pista final terão que procurar onde está o tesouro. O tesouro deve parecer um de verdade, por isso coloque dentro de um cofre ou caixa para que pareça real. Pode encher de doces, balas, chocolates... Tente dar presentes para todos: para os que foram capazes de encontrar o tesouro e para os que chegaram muito perto.

Outra opção seria brincar com todas as crianças como se fossem uma equipe só. Assim o prêmio seria repartido entre todos, porém não existiria competitividade na brincadeira. Se as crianças são muito novinhas é melhor fazer desse jeito pois muitas vezes elas não sabem perder.

A questão é passar por um momento gostoso e que elas se divirtam com a brincadeira!

Dica: Acesse também esse artigo para conhecer as melhores brincadeiras folclóricas!

Como preparar uma caça ao tesouro para crianças - Como preparar o tesouro

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como preparar uma caça ao tesouro para crianças, recomendamos que entre na nossa categoria de Brinquedos e Jogos.

Escrever comentário sobre Como preparar uma caça ao tesouro para crianças

6 comentários
A sua avaliação:
Helena
Muito obrigada foi uma grande ajuda.Vou fazer para o aniversáriop do meu neto, é no Alvito. Só na hora voyu conhecer o espaço. E um grupo de 5 anos. Há alguma dica? Muito obrigada
Editor umComo.com.br
weksley
site muito bom
Sara Viega (Editor/a de umCOMO)
Oi Weksley! Que bom saber isso! Muito obrigada pelo seu comentário e continue acompanhando a nossa página :)
guinever
sara eu gostaria de fazer mas no dia das bruxas
Sara Viega (Editor/a de umCOMO)
Oi Guinever, então já não falta muito para o Halloween. Aproveite e confira mais brincadeiras que pode fazer nesse dia: http://festa.umcomo.com.br/articulo/como-fazer-brincadeiras-de-halloween-14826.html
jeronimo
queria um pronto,vou fazer o dia das crianças em barão de melgaço cidade pantaneira alem dos brinquedos vou colocar um bicicleta para ser o tesouro
maria clara
muito legal más onde compro o baú
beatriz
gostei vou fazer isso obrigada
Sara Viega (Editor/a de umCOMO)
Oi Beatriz, que bom saber! Muito obrigada pelo seu comentário e continue acompanhando o nosso site :)

1 de 6

Voltar ao topo da página