Crie seus próprios jogos

O que fazer no final de semana?

Marina Corrêa
Por Marina Corrêa, Editora. Atualizado: 25 maio 2023
O que fazer no final de semana?

Chegou o tão esperado final de semana e com ele as horas livres para você preencher da maneira que quiser. Há quem prefira botar as pernas pro ar e passar 48 horas sem fazer absolutamente nada #nãojulgo. Mas se a sua ideia é ter um fim de semana ativo, seja com atividades animadas, para passar momentos legais junto com seus amigos, ou mais tranquilas voltadas para o seu bem-estar, você está no lugar certo. Neste artigo aqui do umCOMO você encontra o que fazer no final de semana, seja ele animado e agitado ou calmo e tranquilo. Aqui você também encontra ideias para o que fazer no domingo quando você quer uma vibe mais chill, para relaxar. Ou seja, tem ideias para todos os tipos de final de semana e para todos os gostos!

Também lhe pode interessar: Como fazer um boneco que se move

Índice

  1. O que fazer no final de semana
  2. O que fazer no domingo
  3. O que fazer no final de semana em casa

O que fazer no final de semana

Chega a sexta-feira e a gente se pergunta: o que fazer no final de semana? E, normalmente, vêm as mesmas ideias de sempre na cabeça. Jantar fora, pegar um cineminha, ir ao clube, almoçar na casa da mãe... Tudo isso é super válido para aliviar a tensão da semana, mas, às vezes, tudo que a gente quer são coisas diferentes. Então, afinal, o que fazer no final de semana para realmente quebrar a rotina?

Conhecer uma ludoteca

Você já ouviu falar ou já frequentou alguma ludoteca? As ludotecas nada mais são que bibliotecas de jogos. Você pode reunir seus amigos para passar uma noite divertida jogando jogos de tabuleiro variados. Existem ludotecas que, inclusive, servem lanchinhos e bebidas, assim o programa fica completo!

Fazer um bate-volta

A vontade de viajar no final de semana é recorrente, mas com ela vem toda a preguiça de preparar o carro, sair da cidade, voltar, sendo que a segunda-feira já está logo ali? É hora de deixar a preguiça de lado, dar um Google nos pontos turísticos e cidades legais perto de onde você mora, arrumar a mochila e ir, sem pensar muito. Garanto, que mesmo com certo cansaço, você vai voltar na segunda-feira com muito mais energia e feliz por ter conhecido um lugar novo!

Fazer uma trilha

Às vezes, o contato com a natureza é tudo o que você precisa para recarregar as energias e para isso, nem sempre, é preciso ir tão longe. Pesquise uma trilha que fique próxima ao local onde você mora e convide seus amigos para te acompanharem. Dá até para rolar um acampamento. É um bom tipo de programa para quem também quer e está disposto a dar uma esquecida do celular.

Se arriscar na cozinha

Fiquei na dúvida sobre dar essa dica de o que fazer no final de semana na parte de sugestões calmas e tranquilas, mas se arriscar na cozinha para muita gente é sinônimo de verdadeira aventura. Então, vamos lá, que tal entre as coisas diferentes para fazer no final de semana que vem você se jogar numa receitinha fácil e rápida? Às vezes, você pega o jeito da coisa e se torna chef do day off. Já pensou?

O que fazer no final de semana? - O que fazer no final de semana

Fazer uma caça ao tesouro

Ir ao parque está entre as top atividades quando a pergunta é o que fazer no final de semana. Mas, e fazer uma caça ao tesouro no parque? Junte todos os seus amigos, façam uma vaquinha para comprar algo para ser o tesouro, criem as pistas e passem um dia divertido no parque para descobrir quem vai levar o grande prêmio.

Acampar no quintal de casa

O bate-volta para você parece um gasto de energia muito grande? Não tem problema! Você pode se aventurar sem sair de casa. Uma das coisas diferentes para fazer no final de semana é improvisar um acampamento no quintal. Para isso, monte sua barraca, asse uns marshmallows, separe um saco de dormir confortável e crie brincadeiras para passar uma noite animada.

O que fazer no domingo

Domingo é conhecido como o dia internacional da preguiça, mas também pode ser o dia internacional de se cuidar. É aquele dia que você não tem pressa para nada, que almoço sai às 3 da tarde e ninguém pode atrapalhar seu ritmo desacelerado. Sendo assim, nada melhor que a resposta sobre o que fazer no domingo tenha a ver com mimar-se e dar uma organizada na sua vida pessoal. Até porque nem sempre a gente está para agitação quando a pergunta é o que fazer no final de semana, não é?

Limpar e organizar o armário

"Eu não tenho nada para vestir". Algo me diz que em algum momento você entoou essa frase, olhando pro seu guarda-roupa num sábado à noite. Pois bem, se você está com dúvidas sobre o que fazer no final de semana, agora você vai resolver dois problemas de uma vez só. Depois de se perguntar o que vestir na noite anterior, prepare um café no domingo de manhã, ligue o som, coloque todas as roupas em cima de cama e comece a organização. Muitas vezes o problema não é não ter o que vestir e, sim, não conseguir enxergar o que tem.

  • Experimente tudo;
  • Separe o que precisa ser consertado, o que é doação e o que não tem mais nada a ver com você e dê destino;
  • Pendure o que for de cabide, dobre o que for de gaveta e bote para lavar o que precisa ser lavado;

Além dessa atividade, para mim, ser uma terapia, garanto que vai ser muito mais fácil se vestir para o rolê do final de semana que vem.

Dar andamento em um projeto pessoal

Aprender a bordar? Começar aulas de um novo idioma? Dançar? Qual é seu projeto pessoal? Dizem que o dia ideal para começar qualquer coisa é uma segunda-feira, já eu, particularmente, penso que é quando você pode. Normalmente, os domingos são os dias em que temos tempo livre para começarmos atividades pessoais que sempre quisemos fazer e adiamos. Comece agora e em alguns domingos você vai agradecer por ter feito isso por você.

Netflix and chill

Netflix and chill, ou, simplesmente, Netflix e relaxar, é uma opção que parece óbvia quando a pergunta é o que fazer no final de semana, mas, às vezes, buscar algo para assistir na Netflix pode se tornar um estresse, concorda? Então que tal maratonar uma série antiga que você amou, mas já nem se lembra mais dos episódios? Ou assistir aquele filme de 10 anos atrás que marcou uma data especial? Prepare um lanchinho e aperte o play!

O que fazer no final de semana? - O que fazer no domingo

Fazer um day spa

Domingo e relaxamento tem tudo a ver. Uma das respostas para o que fazer no domingo pensando em relaxar corpo e mente é um day spa em casa. Acenda umas velas, faça uma máscara facial, tome um banho quente e para fechar com chave de ouro faça uma automassagem. Depois desse ritual, o começo da semana será outro.

Fazer uma aula de yoga online

E já que a ideia é relaxar, que tal se arriscar em uma aula de yoga sem sair de casa? Em menos de vinte minutinhos você vai se alongar, se exercitar, acalmar os pensamentos e, se você tornar disso um hábito quando a pergunta for o que fazer no final de semana, de quebra, ainda ficará ainda mais saudável. #namastê!

O que fazer no final de semana em casa

Às vezes, sair não é uma opção. Por isso deixamos 10 dicas extras quando a pergunta é o que fazer no final de semana em casa.

Facetime e drinks

Se você está precisando dar uma relaxada do trabalho em casa semanal, marque na agenda drinks com as amigas sem sair de casa. Agora que o WhatsApp dá a opção de chamadas de vídeo em grupo, a sua única preocupação vai ser escolher entre cerveja ou vinho. E aí, qual vai ser?

O que fazer no final de semana? - O que fazer no final de semana em casa

Um dia no modo avião

Parece difícil nos afastarmos das redes sociais dentro de casa, mas passar um dia desconectado pode ser muito benéfico para a saúde mental e para ter tempo para focar em qualquer tarefa que seja, principalmente aquelas que normalmente seriam interrompidas por só uma espiadinha no celular.

Estando mais tempo em casa, consequentemente, estamos mais tempo no celular e redes sociais. Segundo o artigo Vício em Redes Sociais, publicado pelo portal Psicologia On-line [1], o uso em excesso das redes pode causar dificuldade para manter a concentração e alterar o sono. Se você está com dificuldade para se concentrar no trabalho em casa e para dormir, preste atenção nisso, esta pode ser a causa.

Tirar o pó da estante de livros

Já faz tempo que praticamente tudo o que fazemos é on-line e isso nos trouxe grandes benefícios, entre eles a agilidade no acesso à informação. Mas, pelo menos para mim, a satisfação de sentar para ler um livro na companhia de uma boa xícara de café ou chá ainda não pode ser substituída por nenhuma tarefa semelhante on-line. Uma boa pedida quando a pergunta é o que fazer no final de semana sem sair de casa é ler do início ao fim aquele livro que em condições normais de agenda cheia nunca teríamos tempo de terminar.

O que fazer no final de semana? -

Aprender uma coisa nova

Já falamos aqui neste artigo sobre dar andamento em um projeto pessoal, mas, às vezes, não temos nada especial em mente. Mesmo assim, muitas vezes, tudo o que precisamos é aprender uma coisa diferente para aliviar a cabeça das tensões do dia a dia. Aprender uma coisa nova, quase sempre, demanda horas de concentração, o que além de nos dar entretenimento durante muito tempo, pode fazer a gente descobrir uma nova paixão para as horas vagas.

Fazer um curso on-line inusitado

Muito se fala sobre fazer cursos para melhorar o seu desempenho no trabalho, mas usar o tempo livre em casa para fazer um curso inusitado, que não tenha nada a ver com a sua profissão, pode ser sinônimo de diversão. Por que não aprender a bordar ou a harmonizar cerveja com suas comidas preferidas?

Fazer a Marie Kondo

Você já teve a oportunidade de assistir na Netflix a série Ordem Na Casa? Se não assistiu tá aí uma dica extra. Se para você a dica lá de cima de organizar somente o armário é pouco, é hora de entrar no modo hard, avance para o método KonMarie e reorganize a casa toda. Assim é chamado o modo da japonesa Marie Kondo de organização. Ele consiste em agradecer e se desfazer de tudo o que não faz mais sentido para você e ficar somente com o que traz alegria. A promessa é de uma casa, além de muito organizada, mais feliz.

O que fazer no final de semana? -

Assistir a uma peça de teatro on-line

Assistir a séries e filmes já é atividade batida no nosso cotidiano, que a gente adora, mas, como tudo, às vezes também cansa. Existem produtores e artistas que disponibilizam seus trabalhos nos palcos para o público on-line. Essa é uma boa pedida para variar do combo filme-série.

Escrever um diário

Já faz um tempo que tudo o que você escreve são mensagens de Whatsapp e posts no Instagram? Que tal exercitar a escrita manual escrevendo um diário? Além de servir como lembrança, é uma boa opção para descarregar as emoções quando a gente se encontra em um momento complicado. Revisitar as suas memórias e saber o que você estava sentindo em um determinado momento pode ser uma experiência super legal e enriquecedora.

Aprender um idioma novo com um professor nativo

Se a sua ideia de diversão está ligada a novos conhecimentos, uma das respostas quando você se pergunta o que fazer no final de semana pode ser: aprender um idioma novo. E aproveitando que o tema é ficar em casa, já que você vai fazer um curso on-line, por que não procurar um professor nativo para te dar aulas? Além de aprender com quem mais entende do assunto, é uma maneira de mergulhar também na cultura do lugar de onde provém seu novo idioma.

Competição de mimíca on-line

Chame todos os amigos ou familiares para passarem uma noite divertida fazendo mímicas on-line, você pode, inclusive, criar recompensas. Por exemplo, quem perder paga a cerveja do time ganhador no bar no próximo rolê. Dá até pra repetir o jogo presencialmente. Na falta de inspiração, sugerimos o nosso post com 100 palavras para mímica de todos os níveis e estilos.

Gostou das sugestões? Compartilhe este post com seus amigos do Facebook e já combine qual delas vocês vão fazer primeiro!

Se pretende ler mais artigos parecidos a O que fazer no final de semana?, recomendamos que entre na nossa categoria de Brincadeiras e jogos.

Referências

1. PSICOLOGIA ON-LINE. Vício em Redes Sociais. Disponível em: <https://br.psicologia-online.com/vicio-em-redes-sociais-causas-consequencias-e-solucoes-214.html> Acesso em: 28 de setembro de 2020

Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
1 comentário
A sua avaliação:
gyorgy laszlo
vajar bate volta visitar cidades historicos
1 de 6
O que fazer no final de semana?