Viagens de avião

Como ser aeromoça

 
Juliana Ribeiro
Por Juliana Ribeiro. 6 junho 2023
Como ser aeromoça

Muitas pessoas sonham em trabalhar nas nuvens. Viajar, conhecer novas culturas e ter um bom salário são alguns dos benefícios que podem ser encontrados como comissário de bordo. No entanto, o acesso a este trabalho implica alguns itens básicos que são necessários para ter o pessoal mais qualificado para desempenhar esta função.

A seguir, no umCOMO, contaremos como ser aeromoça e quais estudos e requisitos específicos são necessários para esse cargo. Se a sua paixão é voar, preste atenção nas dicas a seguir.

Índice

  1. O que faz uma aeromoça
  2. Como ser comissário de bordo: requisitos
  3. Existe faculdade de aeromoça?

O que faz uma aeromoça

A profissão de aeromoça, também conhecida como comissária de bordo, é uma das carreiras mais promissoras da atualidade. Portanto, é uma grande oportunidade para conseguir um emprego com boa remuneração e estabilidade profissional.

Trabalhar no setor aeronáutico tem múltiplas vantagens, pois não só vai te dar a oportunidade de conhecer e lidar com pessoas, mas também de explorar o mundo enquanto viaja ou usufruir de uma multiplicidade de serviços e descontos.

Mas no que consiste ser uma aeromoça? O trabalho desempenhado pelo comissário de bordo é garantir a segurança, cuidado e conforto de todos os passageiros de uma companhia aérea. Além da função desempenhada durante o voo, os comissários de bordo se encarregam de inspecionar e verificar o avião antes e depois de cada viagem.

Como ser aeromoça - O que faz uma aeromoça

Como ser comissário de bordo: requisitos

Vamos te contar quais são os requisitos essenciais para se tornar aeromoça ou comissário de bordo.

Ser maior de idade

O primeiro requisito para acessar o cargo de comissário de bordo é ser maior de 18 anos, pois ser maior de idade é estritamente necessário. No entanto, os estudos podem ser concluídos antes da idade legal, se optar. Da mesma forma, a idade máxima para iniciar na profissão é de 35 anos, embora seja um requisito cada vez menos exigido em algumas companhias aéreas.

Idiomas

Se estamos falando dos requisitos essenciais para ser um comissário de bordo, certamente isso vem à mente: dominar idiomas. O inglês é o idioma básico para trabalhar como aeromoça, pois é considerado o idioma internacional por excelência e deve ser usado para se comunicar tanto com os passageiros quanto com o restante da tripulação.

Porém, além do inglês, quanto mais idiomas você conhecer e souber se expressar, melhor será na hora de apresentar sua candidatura a qualquer companhia aérea e permitirá que você obtenha um perfil muito mais atraente e preparado para trabalhar como comissário de bordo.

Disponibilidade de mobilidade a nível geográfico

Não faria sentido ser comissário de bordo se não quiser viajar, no entanto, caso não esteja claro, a mobilidade a nível geográfico é essencial para ser aeromoça. Ter disponibilidade para viajar ou morar perto da base pode ser fator destaque no seu currículo ao se candidatar a essa vaga.

Altura mínima recomendada

Ter a altura mínima exigida é essencial para trabalhar como aeromoça ou comissário de bordo, levando em consideração as medidas do avião e que os materiais de emergência e resgate geralmente estão localizados na parte mais alta do avião. Assim, para garantir a eficácia dos comissários em situações de emergência e por questões de segurança, a altura recomendada para trabalhar como comissário de bordo é de 1,58m para mulheres e 1,68m para homens.

Saber nadar

Outro dos requisitos indiscutíveis para exercer a função de comissário de bordo é saber nadar. Como o papel da aeromoça é manter os passageiros seguros durante o voo, suas noções devem incluir conhecimentos teóricos e práticos sobre emergências, resgate e salvamento. Assim, para ser aprovada nos testes de entrada para a prática como comissária, você deve passar nas provas de natação, especificamente, ser capaz de nadar 100 metros em 2 minutos e 30 segundos.

Certificado médico

Apresentar bom estado de saúde é essencial para ter acesso a qualquer emprego. No caso do comissários e aeromoças, as companhias aéreas costumam solicitar o atestado médico náutico (CMA), procedimento simples de realizar que serve para atestar que você não sofre de nenhum problema de saúde que o impeça de exercer essa atividade profissional.

Nível de estudos mínimos

Finalmente, para trabalhar como comissário de bordo ou aeromoça é essencial ter completado o Ensino Médio, bem como qualificações específicas como o Certificado Oficial de Tripulação de Cabine.

Veja como ser Comissária da Emirates no nosso outro artigo.

Existe faculdade de aeromoça?

Além dos requisitos essenciais que vimos anteriormente, para exercer o cargo de comissário de bordo é necessário ter estudos básicos e específicos. Embora não exista curso superior de aeromoça propriamente dito, se você credenciar o ensino superior relacionados à aeronáutica, você somará pontos durante o processo de seleção. Da mesma forma, o nível de inglês falado deve ser comprovado.

Mas, além dos estudos básicos, para trabalhar como comissário de bordo é imprescindível obter o certificado de habilitação técnica (CHT) em uma escola aeronáutica. Através deste curso você obterá uma preparação prática e teórica para os aspectos básicos desta profissão: desde a história da aviação até primeiros socorros ou idiomas. O curso de comissário de bordo deve ser homologado e permitirá que você decole na carreira profissional como aeromoça.

Se você gosta de viajar, te damos dicas sobre O que levar na mala de mão.

Como ser aeromoça - Existe faculdade de aeromoça?

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como ser aeromoça, recomendamos que entre na nossa categoria de Viagens.

Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
1 de 3
Como ser aeromoça