Jogos ao ar livre

Dicas de brincadeiras para gincana infantil

Dicas de brincadeiras para gincana infantil
Imagem: servicios.educarm.es

Uma gincana é uma forma muito divertida de celebrar um aniversário, uma festa ou simplesmente de desfrutar de uma tarde. As gincanas podem ser de muitos tipos em função da idade dos participantes, mas sem dúvida é uma maneira original de entreter os mais pequenos da casa. Em umComo vamos dar a você algumas dicas de brincadeiras para gincana infantil, para que seja um sucesso!

Também lhe pode interessar: 20 brincadeiras para gincana infantil

Índice

  1. Ao ar livre, muito melhor
  2. Superar provas
  3. Decifrar um enigma
  4. Em busca do tesouro perdido
  5. Gincana na piscina

Ao ar livre, muito melhor

Uma gincana ao ar livre será bem mais divertida do que em um espaço interior. O meio permite usar milhares de elementos que há na natureza e as provas organizadas podem ser desenvolvidas em torno do meio ambiente. Além de divertido, brincar neste espaço é educativo.

Superar provas

As crianças podem ser divididas em duas equipes que terão de enfrentar várias provas esportivas para conseguir um prêmio. As provas irão somando pontos e a equipe que mais pontos acumular será a vencedora. As provas podem ser:

  • Uma corrida de sacos;
  • Encontrar um objeto escondido;
  • Trepar em uma árvore para atingir um balão;
  • Etc.

Dica: Acesse também esse artigo e descubra como brincar de polícia e ladrão de 3 maneiras diferentes.

Decifrar um enigma

Uma opção de gincana infantil muito divertida é preparar vários enigmas que conduzam à resolução de um enigma final. Como no caso anterior, podem ser organizadas duas ou mais equipes e a inteligência dos mais pequenos será testada. A equipe que chegar a resolver o enigma antes, será a equipe vencedora.

Em busca do tesouro perdido

Uma das gincanas mais bem-sucedidas consiste em encontrar um tesouro perdido. O que faremos será esconder algumas pistas e convertê-las em enigmas. Para poder completar as provas, daremos às crianças um mapa que lhes ajudará a encontrar o tesouro. A equipe que antes conseguir ir superando as provas e acertando os enigmas, encontrará primeiro o tesouro.

Veja também: 25 brincadeiras ao ar livre para jovens

Gincana na piscina

Com a chegada do calor, uma ideia muito refrescante é fazer uma gincana na piscina. Para isso, podemos esconder algum objeto no fundo da piscina ou entre as pastagens e as árvores. Os participantes terão de superar provas e através de pistas poderão ir encontrando os objetos escondidos na piscina e nos arredores. A equipe que superar as provas primeiro, ganhará o prêmio.

Aproveite para conferir: 70 sugestões de perguntas para torta na cara - crianças e adultos

Se pretende ler mais artigos parecidos a Dicas de brincadeiras para gincana infantil, recomendamos que entre na nossa categoria de Brincadeiras e jogos.

Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
1 comentário
Carla
Gostei muito da sua matéria, parabéns pelo bom conteúdo! Divertir as crianças atualmente está cada vez mais difícil por causa do mundo digital.
Isso me faz lembrar o tempo de criança.
Imagem: servicios.educarm.es
Dicas de brincadeiras para gincana infantil