Partilhar

Como fazer um mapa do tesouro para crianças

Por Redação umCOMO. Atualizado: 16 novembro 2020
Como fazer um mapa do tesouro para crianças

Uma grande atividade para fazer com os pequenos e uma das mais divertidas é a brincadeira da caça ao tesouro. Dependendo da complexidade para encontrar o tão buscado tesouro, a brincadeira pode, muitas vezes, durar a tarde inteira e entreter a criançada em um fim de semana ou nas férias. Para encontrar um tesouro, a não ser que seja ao acaso, claro que é preciso ter pistas, o que nos leva ao tema do nosso artigo. Toda a procura de um tesouro que se preze, precisa ter um mapa que vai guiar ao tão esperado encontro com o prêmio! No umCOMO te damos alguns conselhos sobre como fazer um mapa do tesouro para crianças que seja divertido, fácil de entender e que tenha o aspecto antigo, para dar, ainda mais, um ar de mistério a brincadeira!

Também lhe pode interessar: Como fazer um camião dos bombeiros em casa

Mapa da caça ao tesouro: o que levar em consideração

Antes de começar a elaborar seu mapa da caça ao tesouro, decida o que quer conseguir com a procura do tesouro e quanto tempo quer que a atividade dure, porque, dependendo da duração, você vai colocar mais ou menos pistas parachegar no objetivo final.

Brincar de caça ao tesouro pode funcionar perfeitamente como uma atividade educativa. Se, além do mapa, você tem dúvidas de como estruturar a brincadeira em geral, descubra como preparar uma caça ao tesouro para crianças e, quando souber exatamente como será o jogo, concentre-se em criar um mapa do tesouro que funcione com a ajuda que te daremos aqui.

Para fazer o mapa da caça ao tesouro, você deve levar em consideração a idade das crianças participantes para decidir como será a complexidade das pistas e o caminho que tomará seu mapa. Crianças muito pequenininhas precisam de explicações mais simples, enquanto as maiores podem resolver até pequenos enigmas para chegar no objetivo final!

Independente da idade, é importante usar instruções claras. Caso contrário, a brincadeira de caça ao tesouro pode virar uma verdadeira dor de cabeça se as crianças não conseguirem encontrar o que procuram.

Como fazer um mapa do tesouro para crianças

Agora que você já sabe o que deve levar em consideração, vamos às dicas de como fazer um mapa do tesouro para crianças para que você possa elabora-lo da melhor maneira possível e para que a brincadeira seja pura diversão:

  • Use linguagem clara: os pequenos precisam entender as dicas com clareza para que possam segui-las. Não use palavras rebuscadas, que não façam parte do vocabulário das crianças.
  • Itens gráficos: coloque desenhos e números para que as crianças saibam qual é o caminho exato que estão seguindo e onde estão exatamente as dicas que sucedem, para que a brincadeira possa continuar.
  • Caminho das pedras: além dos itens gráficos, seu mapa do tesouro da caça ao tesouro precisa ter uma linha clara que indique o caminho a seguir. Desde o princípio até o tesouro, trace uma linha bem delimitada para que todos entendam o que devem fazer.
  • Ponto de chegada destacado: o objetivo todos sabem qual é: encontrar o tesouro. Então, este ponto no mapa deve estar bem marcado com um desenho, se possível com um destaque em dourado e bem chamativo, para que sempre que as crianças se sintam desmotivadas e cansadas, elas lembrem porque vale a pena continuar a brincadeira!

Materiais para fazer o mapa do tesouro infantil

O aspecto visual do mapa é tão importante quanto o mapa em si. Afinal, crianças são muito guiadas pela imaginação e a visualização ajuda muito nesse universo. Para tornar seu mapa do tesouro infantil crível e fantástico. Para isso você vai precisar de:

  • Papel ou suporte resistente: as crianças ficarão tão emocionadas com a brincadeira, que não tomaram muito cuidado com o mapa, então quanto mais resistente seu mapa do tesouro for, melhor. Até porque ele precisa chegar vivo no final da brincadeira!
  • Café ou chá: não, não é para tomar. Derramar um pouco de café ou chá no papel do mapa propositalmente ajuda a dar ideia de que o mapa é de um tesouro antigo, porque dá a impressão de que o papel está envelhecido. Para a ajudar no efeito, seque o café ou chá alguns segundos com o secador, em uma distância de 20 cm, com muito cuidado para não queimar o papel.
  • Marcadores coloridos: use canetas vermelhas para marcar os pontos do mapa e as demais cores para fazer os desenhos das pistas. Quanto mais colorido e imaginativo, melhor!
  • Vela: para deixar o seu mapa do tesouro para crianças ainda mais realista, você pode queimar os cantos do papel com uma vela. Ela também servirá para lacrar o mapa. Para isso, use uma vela colorida e deixe cair um pouco da cera onde fecha o mapa, para que as crianças deslacrem. Vai ser uma sensação!
  • Livro ou cofre: para que ele se pareça com os mapas do tesouro que aparecem nos filmes de piratas e de aventuras, você pode enrolar ou dobrar e colocar dentro de um livro de aparência antiga, com uma capa de couro marrom, por exemplo. Também pode ser colocado dentro de um cofre, para que as crianças acreditem ainda mais na situação.

Se você estiver planejando um dia com várias brincadeiras para os pequenos, não deixe de ver também: 30 brincadeiras para noite do pijama e 10 brincadeiras com bola. Com essas opções você vai conseguir entreter e divertir a criançada durante todo o fim de semana!

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como fazer um mapa do tesouro para crianças, recomendamos que entre na nossa categoria de Brincadeiras e jogos.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
1 comentário
Daniela Rodrigues
Como criar enigmas para localização do tesouro.

Como fazer um mapa do tesouro para crianças
Como fazer um mapa do tesouro para crianças

Voltar ao topo da página