menu
Partilhar

Brincadeiras para adultos

Por Aerton Guimarães, Jornalista. Atualizado: 10 março 2021
Brincadeiras para adultos

Quem diz que brincar é coisa de criança está bastante equivocado. Cientistas de todo o mundo comprovam que as brincadeiras, seja quando criança, adulto ou idoso, são capazes de ativar nosso cérebro e trazer uma série de benefícios à saúde.

E nada melhor do que jogar algo com amigos ou com nossa família em um momento de descontração, durante um aniversário ou qualquer outra situação. Neste artigo do umCOMO apresentamos várias opções de brincadeiras para adultos que serão um excelente passatempo e com certeza vão te animar.

Também lhe pode interessar: Brincadeiras para aniversário de 30 anos

O que são brincadeiras para adultos

Brincar é muito mais importante do que você imagina. Uma demonstração disso é que existe até um Instituto Nacional para Brincar (The National Institute for Play), na Califórnia, Estados Unidos. O pesquisador Stuart Brown fundou a organização justamente por acreditar que brincar é algo tão intríseco a uma pessoa quanto o sono ou a alimentação.

De acordo com Brown, brincar é essencial para desenvolver habilidades sociais e resolução de problemas. Além disso, jogos são capazes de desenvolver a memória contextual, entre outros benefícios.

Segundo o dicionário Michaelis, brincar tem vários significados, entre eles, entreter-se com objetos ou atividade lúdicas, simular sutuações da vida real e distrair-se. As brincadeiras para adultos, além de promoverem a integração social, são ferramentas importantes para relaxar o corpo e tranquilizar a mente.

Brincadeiras para adultos - O que são brincadeiras para adultos

Brincadeiras para adultos

Há uma série de brincadeiras para adultos que também são jogos que podemos fazer em casa. Em alguns, são necessários apenas papel e lápis para cada participante. Em outros, outros itens são importantes para deixar a brincadeira ainda mais divertida. Aqui está uma relação de brincadeiras para adultos:

  1. Competição de dança
  2. Masterchef em casa
  3. Beer Pong
  4. Caça ao tesouro
  5. Jogo da Velha
  6. Jogo da Lógica
  7. Qual é a música
  8. Karaokê
  9. Strip-poker
  10. Qual é a música?
  11. Torta na cara
  12. Dicas ou Mega senha
  13. Jogo do Dicionário
  14. Pocky ou Boca a Boca
  15. Balão de água
  16. Verdade ou desafio
  17. Mímica
  18. Eu nunca
  19. Brincadeiras de competição
  20. Ovo na colher
  21. Quem sou eu?

A seguir detalharemos melhor algumas dessas brincadeiras, a maioria delas é ideal para grupos, ou seja, também há boas opções de brincadeiras para família.

Brincadeiras para adultos - Brincadeiras para adultos

Beer Pong

Essa brincadeira foi nitidamente criada com fins etílicos. Se estiver buscando mais jogos assim, confira este outro artigo com 18 brincadeiras quentes para beber. Bastante comum em diversos filmes, você pode ver mais ou menos como funciona o Beer Pong no filme "Para todos os garotos que já amei", da Netflix. Para jogar, você precisa alinhar diversos copos, um ao lado do outro, cheios de cerveja ou alguma outra bebida, em uma mesa.

Um participante por vez tentará acertar uma bola de ping pong em um desses copos. Se a pessoa conseguir, ela poderá beber todo o conteúdo daquele copo. Essa com certeza é uma das brincadeiras para adultos mais populares entre estudantes universitários.

Jogo da Lógica

A simplicidade deste jogo para grupos (por não precisar de nada para jogar como papel, caneta ou algum objeto) faz dele algo bem prático e ideal como um jogo para fazer em casa. Ele funciona assim: uma pessoa deve pensar em algum tipo de lógica e os demais jogadores devem tentar adivinhar a lógica. Assim que eles descobrirem, outra pessoa cria a lógica e abrincadeira continua.

Exemplo: minha lógica é coisas que eu posso levar à praia com a Letra B. Aí eu começo a brincadeira falando: "vou pra praia e vou levar um boné". E cada pessoa vai falando algo que quer levar para a praia também. Se o que ela for levar começar com a letra B, eu tenho que dizer que sim, ela pode levar. Se for algo com outra letra, eu digo que ela não pode levar aquilo. E a brincadeira segue até que alguém acerte qual foi a lógica estipulada.

Nesse jogo ideal para famílias dá para criar uma série e lógicas diferentes, basta abusar da criatividade.

Qual é a música

Essa brincadeira é simples e eu, particularmente, sempre jogo com meus amigos quando faço trilhas na natureza. Há várias formas de brincar. Uma delas é falar uma palavra e cada pessoa do grupo deve cantar uma música com aquela palavra.

Outra forma de brincar é cantarolar alguma canção, assoviando ou falando "lá lá lá" e, o primeiro do grupo que acertar qual é a música, ganha o ponto.

Dica ou Mega Senha

Eu conheci este jogo como "Dica" quando criança, mas ele ficou bastante popular há alguns anos após um programa de televisão chamado Mega Senha. O ideal é ser jogado por 4 pessoas, mas também é possível com 6 pessoas. A ideia é formar duplas.

Uma pessoa pensará em uma palavra e contará à outra pessoa da outra dupla. Essas duas pessoas que sabem qual é a palavra, devem dar dicas - só podem falar uma palavra - para que seus parceiros acertem a palavra definida. Exemplo: eu decidi pela palavra "cadeira". O participante da outra dupla iniciará a partida com uma dica para seu parceiro, poderia ser algo como "mesa". Seu parceiro deve chutar a palavra. Se ele acertar e falar "cadeira", a dupla ganhará o ponto. Se não, em seguida, eu daria a dica para o meu parceiro de dupla, podendo falar algo como "pernas". E assim vamos dando dicas até que acertem a palavra.

Quem sou eu?

Este jogo é bastante divertido e demanda muita interação, o que é ótimo para animar ambientes e ideal para brincadeiras em grupo. No "Quem eu sou?, cada pessoa escrever em um post it ou em um pedaço de papel o nome de uma pessoa famosa, de um animal ou de um personagem conhecido de filmes ou da televisão.

Todos devem colocar os papeis virados para baixo no chão ou no centro da mesa e cada pessoa escolherá um, sem ver o que é. Em seguida, a primeira pessoa deve colocar o papel na testa, sem ter visto nada e, por meio de perguntas que esta pessoa deve fazer às demais do grupo, tentará adivinhar quem é a personagem ou animal do papel. Atenção: só valem perguntas que tenham como resposta SIM ou NÃO. Ah, existem alguns aplicativos de celular que possibilitam jogar esse jogo sem precisar de papel e caneta. Vale dar uma conferida.

Eu nunca

Neste jogo clássico em festas, será necessário um copo para cada participante e alguma bebida (de preferência alcóolica, para ser mais divertida), mas também é possível jogar com água, suco ou refrigerante. Sentados em um círculo, uma pessoa por vez deve falar algo que nunca fez na vida iniciando a frase por "eu nunca". Exemplo: "eu nunca viajei para a Austrália". Se alguém do círculo já tiver viajado para a Austrália, ela deverá dar um gole na bebida que está em seu copo. E assim o jogo segue, um por um. Cuidado para não exagerar na bebida!

Pocky ou Boca a Boca

Bastante divertido, esse jogo sempre acaba com muitos beijos. O Pocky é uma das brincadeiras para adultos em que podemos utilizar um biscoito, como aqueles palitos que comemos com sorvete, ou até mesmo um chocolate e pronto. Não há um número máximo de jogadores, eles devem apenas estar alinhados em uma fila ou em um círculo.

A brincadeira começa com um participante passando o biscoito para a outra - boca a boca - "dividindo" o biscoito como na cena que ficou bastante conhecido no filme "A dama e o vagabundo". E assim, vai passando o biscoito para as demais pessoas. Ganha quem ficar com o último pedaço do biscoito na boca, geralmente já está tão pequeno que o beijo é inevitável.

Mímica

Uma das brincadeiras mais clássicas que existem, para jogar, basta dividir o grupo em pelo menos dois times. A cada rodada, uma pessoa deverá fazer mímicas do tema que for definido pelo grupo, podem ser de nomes de filmes, animais ou até objetivos. Se você não tiver o jogo Imagem e Ação e não quiser ficar pensando em palavras, há alguns aplicativos de celular bem básicos de mímica que ajudam nesse aspecto. Com certeza é uma das brincadeiras preferidas pelos adultos, adolescentes e crianças!

Talvez o artigo de 100 palavras para mímicas de todos os níveis e estilos seja útil para você.

Ovo na colher

Esta é uma das brincadeiras para adultos ou crianças mais populares em todo o mundo. É uma competição em que os participantes têm que colocar um ovo sobre uma colher, depois colocar a colher na boca e iniciar a "corrida" até a linha de chegada. Quem chegar nela primeiro com o ovo intacto, vence o jogo.

Jogo do Dicionário

Este jogo é para aqueles dias mais tranquilos em que você e seus amigos querem exercitar a criatividade. Para jogar, é simples: o primeiro participante deve escolher uma palavra no dicionário e falar em voz alta para todos os competidores. Cada um, inclusive o que escolheu a palavra, deve escrever o significado dessa palavra simulando o significado real que está no dicionário - é neste momento que vale toda a criatividade possível.

Todos passarão o que escreveram para a pessoa que escolheu a palavra na jogada. Esta pessoa lerá os textos de todos os participantes em voz alta, inclusive o texto real, mas sem identificar de quem é cada um. Em seguida, cada participante terá de votar naquele que achar que é o significado original do dicionário.

Quem acertar o texto do dicionário, ganha 2 pontos. Os participantes que receberem votos por seus textos, ganham um ponto por voto. E assim seguem as rodadas. O objetivo deste jogo é enganar os demais competidores escrevendo de maneira similar a um dicionário. Com certeza não poderia estar fora dessa relação de brincadeiras para adultos!"

Brincadeiras em grupo

Já apresentamos uma série de brincadeiras para adultos e, como você viu, boa parte delas é ideal para jogar entre várias pessoas. Aqui listamos algumas outras brincadeiras em grupos:

  • Pic bandeirinha - é preciso "roubar" a bandeirinha do outro time sem ser pego;
  • Dança da cadeira - o último na dança a sobrar sentado é o vencedor;
  • Cabra-cega;
  • Gato mia - uma pessoa vendada deve adivinhar onde está e quem é a pessoa que está "miando";
  • Queimada
  • Telefone sem fio
  • Adedonha ou Stop
  • Cabo de guerra

Jogos em grupo: brincadeiras de perguntas e respostas

Se você está buscando brincadeiras para adultos de perguntas e respostas, aqui listamos alguns desses jogos:

  • O que você prefere (isso ou aquilo)
  • Responde ou bebe
  • Eu nunca
  • Beijar, casar ou matar
  • Verdade ou desafio

Se você quiser todos os detalhes sobre elas e várias outras, não deixe de ler este artigo com 27 brincadeiras de perguntas para amigos. Nele, há inclusive brincadeiras de perguntas para amigos online.

Jogos para jogar com amigos online

Em épocas de distanciamento social ou simplesmente porque você quer brincar com pessoas que vivem em outras cidades ou países, há boas opções de jogos para jogar com amigos online. Veja aqui 7 jogos online grátis:

Skribbl

Um dos meus favoritos é o Skribbl. Nele, os participantes devem acessar a página do jogo, criar um perfil com nome e escolher um bonequinho e iniciar a partida, que é basicamente o clássico Imagem e Ação, mas apenas com desenhos.

O jogo cria uma sala privada e cada participante deve fazer um desenho para os outros adivinharem escrevendo o nome do desenho na barra de texto. Ao criar a sala, é possível escolher entre diferentes idiomas, preste atenção nessa parte. Minha recomendação é: se possível, jogar o jogo no PC e fazer uma vídeochamada pelo celular para que a interação seja maior e você possa conversar com seus amigos durante o jogo!

UNO

Um dos jogos favoritos de cartas também lançou sua versão online. Jogar o UNO online é gratuito para Android e iOS e a versão para PC é paga.

Perguntados

Este jogo online para amigos ficou bastante famoso há algunos anos e ganhou força novamente devido à pandemia do novo coronavírus. Nele, os participantes são desafiados a responder questões sofre diferentes temas, de história à cultura pop e biologia. Está disponível para iOS e Android gratuitamente.

Ludo King

O clássico jogo de tabuleiro também migrou para a internet e sua versão online está disponível para Android e iOS gratuitamente. O jogo é uma corrida em que os participantes devem chegar ao centro do tabuleiro.

Gartic

Outro jogo no estilo Imagem e Ação apenas com desenhos. É possível jogar no PC e há apps disponíveis para Android e iOS gratuitamente.

Mario Kart Tour

O jogo lançado pela Nintendo é grátis e está disponível para Android e iOS. Eu sempre fui fã de Mario Kart e o legal desse jogo é que ele recria o tradicional jogo da empresa. É possível, inclusive, participar de uma competição simultânea com até até oito jogadores.

Brincadeiras para WhatsApp

Também existem diversas brincadeiras para WhatsApp que você pode conferir neste outro artigo. Em outra categoria, podemos falar até de brincadeiras para fazer com o namorado via WhatsApp.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Brincadeiras para adultos, recomendamos que entre na nossa categoria de Brincadeiras e jogos.

Bibliografia
  • PLAYS-IN-BUSINESS. Stuart Brown: Why Playing is vital?. Disponível em: <https://www.plays-in-business.com/stuart-brown-why-playing-is-vital/>. Acesso em 3 de março de 2021.
  • ENTREPRENEUR. Why the Best Leaders Act Like Playful Puppies. Disponível em: <https://www.entrepreneur.com/article/310191?>. Acesso em 3 de março de 2021.
  • THE GREENEST POST. Brincar faz bem para o cérebro (inclusive dos adultos!) – e quem garante é a ciência. Disponível em: <https://thegreenestpost.com/brincar-faz-bem-para-o-cerebro-inclusive-dos-adultos-e-quem-garante-e-ciencia/>. Acesso em 3 de março de 2021.
  • TUNES, Elizabeth; TUNES, Gabriela. O adulto, a criança e a brincadeira. Em aberto, 2001, vol. 18, no 73. Disponível em: <file:///C:/Users/testi/Downloads/3038-Texto%20do%20artigo-3004-1-10-20190823%20(1).pdf>. Acesso em 3 de março de 2021.
  • G1. Brincar é coisa séria; Bem Estar conta os benefícios para adultos e crianças. Disponível em: <http://g1.globo.com/bemestar/noticia/2016/07/brincar-e-coisa-seria-bem-estar-conta-os-beneficios-para-adultos-e-criancas.html>. Acesso em 3 de março de 2021.
  • DESCOBERTAS BÁRBARAS. Reúna os amigos na quarentena com 5 jogos online para happy hour!. Disponível em: <https://descobertasbarbaras.com.br/amp/reuna-os-amigos-na-quarentena-com-5-jogos-online-para-happy-hour/>. Acesso em 3 de março de 2021.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
1 comentário
A sua avaliação:
Gustavo Woltmann
O mundo seria mais feliz se as pessoas brincassem!

Brincadeiras para adultos
1 de 5
Brincadeiras para adultos

Voltar ao topo da página