Escrever cartas

Como escrever o cabeçalho de uma carta comercial

Como escrever o cabeçalho de uma carta comercial

Se está escrevendo uma carta para uma empresa, deverá começar corretamente. Como sabe, uma carta comercial é muito diferente de uma carta para o seu melhor amigo ou um cartão de agradecimento a um colega de trabalho. É necessário dirigir-se à pessoa correta e da forma mais apropriada. Escrever este tipo de carta tem regras específicas. De seguida, em umComo.com.br explicamos-lhe como deve escrever o cabeçalho de uma carta comercial.

Passos a seguir:
1

Em primeiro lugar, coloque o seu endereço no topo como um cabeçalho que vemos na maioria das cartas comerciais. Não se esqueça de incluir o seu número de telefone e o seu endereço de e-mail.

Como escrever o cabeçalho de uma carta comercial - Passo 1
2

De seguida, coloque a data, escreva a palavra do mês completa por extenso, em vez de usar uma abreviatura. Deverá colocar a data na margem esquerda da página. Lembre-se que antes de começar a escrever a data, deverá colocar o local seguido de uma vírgula. Deixe duas linhas em branco entre o seu endereço e a data.

Como escrever o cabeçalho de uma carta comercial - Passo 2
3

De seguida vem a morada da empresa. Pesquise o nome da pessoa a quem pretende enviar a carta. Se possível, não utilize a expressão "Para quem possa interessar". Informe-se se a pessoa é homem ou mulher. Para os homens, utilize "Senhor" e para as senhoras utilize "Senhora".

Como escrever o cabeçalho de uma carta comercial - Passo 3
4

Dependendo do tamanho da sua letra, deixe entre duas a três linhas depois da data (se possível, tente escrever a carta apenas em uma página). Escreva o nome da pessoa a quem se dirige a carta. Na linha seguinte, coloque o nome da sua função da empresa, por exemplo presidente, diretor financeiro ou diretor dos recursos humanos, seguido do nome da empresa e da morada.

5

Escreva a saudação da sua carta comercial. Utilize "Exmo." ou "Exma." e "Sr." ou "Sra." com o nome da pessoa à frente, como por exemplo "Exmo. Sr. Nuno". Coloque dois pontos após o nome.

Como escrever o cabeçalho de uma carta comercial - Passo 5
6

E para termos a garantia de que a nossa carta chega ao destinatário, o melhor é enviar a carta registrada. Para além disso, o tempo de envio é mais curto e podemos consultar o estado do envio.

Leia também: Como escrever uma carta de agradecimento profissional

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como escrever o cabeçalho de uma carta comercial, recomendamos que entre na nossa categoria de Ciência.

Conselhos
  • Um simples telefonema a uma secretária ou administrativa pode salvá-lo de ter de fazer uma carta comercial.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
2 comentários
Ana Macedo
Porque vcs so mostraram o inicio da carta, ficou faltando o desfecho.
Usuário anônimo
pois não encontrei o que desejo.
1 de 5
Como escrever o cabeçalho de uma carta comercial