Jogos para meninas

Como fazer um tear

Vanessa Lopes
Por Vanessa Lopes. Atualizado: 16 janeiro 2017
Como fazer um tear

Faça este tear e utilize-o para tecer pequenos lenços, gravatas e cintos. Também pode tecer peças compridas e coser umas com outras para fazer colchas de padrões. Faça girar os tubos de papelão para ir retirando a parte já tecida. Use lã de diferentes cores para fazer desenhos diferentes. Também pode amarrar aos tubos outras cores. Veja o seguinte artigo de umComo.com.br sobre como fazer um tear.

Vai precisar de:

  • Uma caixa de sapatos ou uma caixa de papelão forte
  • Cartolina grossa ou cartão
  • 2 tubos compridos de papelão
  • 4 bandas elásticas
  • Lãs de cores
  • Lápis, régua e tesoura
  • Cola e fita adesiva
Também lhe pode interessar: Como fazer um mapa do tesouro para crianças

Passos a seguir:

1

Primeiro corte os lados da caixa como no desenho. Corte um pedaço de papelão para o pente do tear com cerca de 9 cm de largura e tão alto como a caixa. Certifique-se de que encaixa bem.

Como fazer um tear - Passo 1
2

Dobre o papelão ao meio. Trace duas linhas horizontais a ½ cm e a 2 cm da dobra. Marque espaços de ½ cm ao longo de ambas as linhas. Trace verticalmente duas linhas horizontais de 2 cm e duas curtas de ½ cm alternadamente.

Como fazer um tear - Passo 2
3

Corte desde a dobra ao longo de todas as linhas traçadas (a). Desdobre o papelão e corte ao longo da dobra um tracinho sim e outro tracinho não (b). Veja o desenho. De seguida, quando já tiver cortado os tracinhos indicados, dobre os traços curtos pela linha que vai a ½ cm da dobra e de comprimento de 2 cm. Cole todas as línguas soltas com fita (c). Cole fita adesiva ao longo da dobra em ambos os lados do papelão (d). Recorte com uma tesoura os bocados de fita dentro dos espaços que ficaram abertos. Este pedaço de papelão será o pente do tear.

Como fazer um tear - Passo 3
4

De seguida, usando a base de um tubo como guia desenhe quatro círculos sobre o papelão. Recorte-os um pouco maiores do que desenhou. Cole um círculo aos extremos de cada tubo.

Como fazer um tear - Passo 4
5

Corte 15 mechas de lã de pelo menos 50 cm de comprimento. Ate um fio em torno de um extremo de um tubo. Introduza o outro extremo do fio pela primeira abertura do pente. Faça o mesmo com todos os fios de lã metendo-os um a um por cada uma das aberturas do pente. Observe o desenho.

Como fazer um tear - Passo 5
6

Depois coloque o pente no centro da caixa. Ponha o tubo com a lã num dos extremos da parte de fora. Passe os extremos soltos de lã sobre o lado oposto da caixa. Ponha o segundo tubo sobre os extremos da lã. Segure bem estes extremos de ao tubo, com fita adesiva (a). Acrescente dois elásticos entre si. Enganche-os sobre os tubos num dos lados da caixa (b). Adicione outros dois elásticos e enganche-os aos tubos do outro lado da caixa.

Como fazer um tear - Passo 6
7

Depois recorte um pedaço de papelão um pouco mais comprido que a altura da caixa dando-lhe a forma indicada no desenho. Esta será a lançadeira. Enrole nela uma mecha muito comprida de lã.

Como fazer um tear - Passo 7
8

Ate o extremo da lã que está na lançadeira, a um fio de lã de tear. Pressione o pente para baixo e introduza a lançadeira entre os fios de lã.

Como fazer um tear - Passo 8
9

Para tecer uma próxima vez, levante o pente. Introduza a lançadeira pelo lado contrário. Aperte com o pente a parte já tecida, antes de fazer uma nova passagem.

Como fazer um tear - Passo 9

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como fazer um tear, recomendamos que entre na nossa categoria de Brincadeiras e jogos.

Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
4 comentários
céu carvalho
maravilhosoaravilhoso
Editor umComo.com.br
Oi Céu! Que bom que você gostou do artigo. Continue seguindo o umCOMO!
A sua avaliação:
Lucia Helena Theodoro
Gostaria que me ensinacem passo a passo do pente da caixa de papelao,obrigado.
Vanessa Lopes
Dalva Maria muito obrigada pelo seu comentário! Continue seguindo os nossos artigos. Boa sorte para o seu tear!
dalva maria
eu gostei muito como fazer o tear ; não sei não acho que e pouco difícil mais vou tentar tenho 60 anos de idade e adoro tudo isso me faz bem beijos dalva maria
1 de 10
Como fazer um tear