Otros Ideias e projetos de jogos

Brincadeiras para adolescentes

 
Marina Corrêa
Por Marina Corrêa, Editora. 13 novembro 2020
Brincadeiras para adolescentes

Brincadeira de criança como é bom, já dizia o Molejão! Para gostar de brincar e passar momentos legais entre amigos não tem idade! Mas, claro, existem jogos e brincadeiras adaptados e mais apropriados para cada faixa etária e aqui vamos falar de brincadeiras para adolescentes, seja para passar um fim de semana divertido com os amigos e colegas da escola ou para se distrair durante as férias. Vamos falar de jogos indoor e outdoor, isto é, brincadeiras dentro de casa e ao ar livre, de divertimento à moda antiga e também dos passatempos que agradam mais aqueles adolescentes muito ligados à tecnologia. Preparados para a diversão? Vamos começar!

Também lhe pode interessar: Brincadeiras para adultos

Índice

  1. Tarde de jogos de tabuleiro
  2. Brincadeiras para jovens de perguntas e respostas
  3. Gincanas para jovens ao ar livre
  4. Adivinhações por mímica ou desenhos
  5. Cinema em casa
  6. Arte ao Ataque
  7. Competição de dança
  8. Recital de poesia
  9. Noite de videogames
  10. Masterchef júnior em casa
  11. Adivinha quem sou eu
  12. Brincadeiras para adolescentes com água

Tarde de jogos de tabuleiro

Quase todo mundo tem um jogo de tabuleiro em casa. Reúna o grupo e peça para cada um trazer um jogo que tenha ou o jogo preferido e crie uma verdadeira ludoteca na sala de casa. Jogos de tabuleiro normalmente levam várias horas para terminar, o que vai garantir diversão para o dia inteiro.

Essa é uma boa opção de brincadeiras em grupo para quando a reunião vai acontecer em um dia chuvoso. Dá para combinar os jogos com lanchinhos, sejam eles preparados em casa ou direto do delivery, e terminar o dia assistindo algum filme que seja do gosto da moçada, com uma panela de brigadeiro, por favor!

Brincadeiras para adolescentes - Tarde de jogos de tabuleiro

Brincadeiras para jovens de perguntas e respostas

Outra opção bacana de brincadeiras para jovens é jogar um jogo de perguntas e respostas. Quer passatempo mais divertido que uma brincadeira de perguntas? Além de passar o tempo, é uma maneira super legal de conhecer mais os amigos e descobrir coisas que ainda não sabe sobre eles! Aqui no umCOMO nós temos diversas seleções de perguntas para te inspirar na hora de criar o próprio jogo. Então, não deixe de acessar o artigo com os tipos de perguntas que mais interessam para conferir ideias legais!

Para incrementar a brincadeira, você pode criar cards com as perguntas, ou seja, cartões individuais com cada pergunta. E, dependendo do tipo de pergunta, em vez de fazer oralmente, você pode distribuir os cards e pedir que cada um responda escrevendo anonimamente e depois vocês tentam adivinhar quem escreveu o que, para ver se vocês se conhecem mesmo!

Abaixo estão algumas opções para se inspirar:

Inspiração não falta, crie seus cartões e comece a conhecer seus amigos ainda mais!

Brincadeiras para adolescentes - Brincadeiras para jovens de perguntas e respostas

Gincanas para jovens ao ar livre

Quem disse que brincar de gincana é coisa exclusiva da escola? Dá para garantir muita diversão organizando uma gincana para jovens ao ar livre. Para fazer isso, basta selecionar as brincadeiras, comprar o material necessário, organizar as estações e esperar que elas sejam preenchidas com alegria e animação!

Para que você organize sua própria gincana ao ar livre, deixo abaixo algumas ideias de brincadeiras para incluir:

  • Corrida de saco;
  • Ovo na colher - coloque um ovo sobre uma colher, coloque a colher na boca, quem chegar na linha de chegada primeiro com o ovo intacto, vence;
  • De um pote a outro - coloque algum objeto pequeno dentro de um pote e outro pote vazio do lado. Com a ajuda de uma colher, vá passando os objetos de um pote para o outro um a um, quem terminar primeiro é o vencedor;
  • Pequena prova de resistência - estabeleça um tempo específico dar pulos, quem for o último a desistir, já sabe, vence!
  • Dança da cadeira - o último na dança a sobrar sentado é o vencedor;
  • Queimada - crie dois times, coloque um a direita e outro a esquerda em um espaço retangular, vá jogando a bola de um lado a outro com a intenção de que o oponente não consiga segurá-la e seja queimado. O último a sobrar é o vencedor;
  • Batata-quente;
  • Cabra-cega;
  • Jogo de perguntas para gincana;
  • Estourar balão de olhos vendados.

As prendas para brincadeiras com jovens nem sempre são fáceis de escolher, mas dentre as opções podem estar: necessaires, batons, relógios digitais, bonés, garrafinhas de água e pochetes. Se quiser mais detalhes sobre como organizar uma gincana te contamos aqui.

Brincadeiras para adolescentes - Gincanas para jovens ao ar livre

Adivinhações por mímica ou desenhos

Quem nunca brincou do famoso imagem e ação? Esta sugestão de brincadeiras para jovens é 2 em 1, porque as adivinhações podem ser feitas tanto a partir de desenhos, para os mais tímidos que não curtem mímica, como por meio de mímicas.

Se você não tiver o imagem e ação especificamente em casa não tem problema! Procure ideias de mímicas na internet, separe dois grupos e que comecem as adivinhações!

Brincadeiras para adolescentes - Adivinhações por mímica ou desenhos

Cinema em casa

Uma brincadeira para adolescentes que dispensa apresentações e muita explicação é o cinema em casa! Já pensou que divertido juntar todos os seus amigos para uma sessão cinema? Para deixar tudo mais legal, você pode comprar pacotinhos de pipoca, copos com canudo de papel, guloseimas e montar uma bancada a la bomboniere, o famoso quiosque do cinema. Assim todo mundo entra ainda mais no clima!

Para evitar qualquer problema ou atraso na diversão, selecionem os filmes que queiram assistir antes do momento cinema, porque sempre é aquela confusão de não achar nada e um querer um gênero de filme, outro querer outro, um não gostar de romance, o outro ter medo de terror. Por isso, entrem em um consenso antes da data marcada, respeitando todos os gostos e opiniões, porque assim a diversão estará garantida.

Brincadeiras para adolescentes - Cinema em casa

Arte ao Ataque

Para os que têm veia artística, existia um programa chamado Art Attack, que ensinava a fazer obras de arte com peças que tínhamos em casa, como roupas, lápis de cor, grãos de comida, recortes de papel, itens de costura como linhas e botões e por aí vai... Que tal fazer o seu próprio Art Attack em casa?

Junte todos os itens que ache que podem servir, reúna seus amigos e comecem a criar as obras de arte. Dá para fazer em casa ou ao ar livre!

Brincadeiras para adolescentes - Arte ao Ataque

Competição de dança

Dançar libera energia acumulada, descontraí, diverte e de quebra ainda é um exercício físico que faz bem para o corpo e mente e apesar de, por esses motivos, dança ser coisa séria é também é uma ótima opção de brincadeiras em grupo para adolescentes.

A ideia aqui é eleger o tipo de música preferido, a partir disso fazer uma seleção musical bacana e apertar o play na diversão! Para aumentar ainda mais o grau de entretenimento e a brincadeira durar mais tempo, pode incluir a regra de que cada grupo ou pessoa deve criar sua própria dança do zero e incorporar o verdadeiro coreógrafo ou coreógrafa.

Lembrando que também dá para rolar um free style, estilo livre e improvisação, cada um decide o que gostar mais. Assim, além de julgar com base na performance, outro quesito do julgamento da competição também pode ser a coreografia. E dá para incluir na lista tantos outros como:

  • Animação;
  • Desenvolvimento da coreografia;
  • Ensaio - isto é, se todos estão acertando bem os passos;
  • Escolha da música - se está de acordo com o tema da performance;
  • Criatividade;
  • Escolha do figurino;
  • Interação com o público.

Mas, se acharem muito complicada a ideia de criar uma coreografia do zero, sempre é possível recorrer a coreografias prontas no YouTube para reproduzir. Cada grupo escolhe uma e coloca seu toque pessoal, o importante é se divertir! Essa é outra brincadeira que dá para fazer tanto dentro, como fora de casa!

Brincadeiras para adolescentes - Competição de dança

Recital de poesia

Outra opção de brincadeiras para jovens que curtem arte e escrever é fazer uma competição de poesia. Distribua papéis, canetas, monte um palco improvisado, encontre um microfone e a brincadeira está formada!

Cada um escreve o seu poema e faz a apresentação no palco. Para não deixar ninguém de fora, os mais tímidos podem compor a mesa do júri!

Brincadeiras para adolescentes - Recital de poesia

Noite de videogames

Para os mais tecnológicos, fazer uma noite de games pode ser uma boa pedida de brincadeiras para adolescentes! Normalmente, os pais não querem nem ouvir dizer em virar a noite jogando, com toda a razão, já que tornar disso um hábito pode ser altamente prejudicial a saúde.

Mas, em uma eventualidade, permitir que a garotada tenha uma noite de games, até um horário determinado, pode ser super divertido. A ideia aqui é como a dos jogos de tabuleiro, só que dessa vez, com os games para consoles. Cada um traz o seu favorito e ensina uns para os outros as manhas que sabem de cada jogo, criando uma competição saudável e animada.

Como na tarde de jogos de tabuleiro, aqui também vale acrescentar um lanchinho à brincadeira. Então, para garantir mais alegria, que tal pedir uma pizza?

Brincadeiras para adolescentes - Noite de videogames

Masterchef júnior em casa

Para quem gosta de cozinhar, uma das brincadeiras para adolescentes legais de fazer é improvisar um masterchef júnior em casa! Vocês podem selecionar um menu composto de entrada, prato principal e sobremesa e preparar com seus amigos. E, claro, a grande recompensa final será comer o que vocês prepararam!

Esta é também uma ótima opção de brincadeiras em grupo, porque já que a ideia é bancar o masterchef, vocês podem fazer vários pratos e experimentar tudo e dar a nota de cada preparo. Mas, lembrando sempre que a diversão está em preparar e comer os pratos juntos, a competição é o segundo plano da brincadeira.

Se você curtiu a ideia, mas está sem inspiração para bolar o menu com seus amigos, deixo aqui algumas sugestões. Avental na mão e capricha no preparo:

Brincadeiras para adolescentes - Masterchef júnior em casa

Adivinha quem sou eu

Adivinha quem é? Nesta opção de brincadeiras em grupo, diferente da mímica, cada um vai escrever o nome de uma personalidade ou de um objeto em um papel e grudar na testa de outro companheiro de jogo. Cada um é responsável por adivinhar que nome está grudado na sua própria testa, fazendo apenas perguntas de sim ou não. Explico:

  1. Alguém escreveu Xuxa no papel e grudou na testa de um amigo, que vai ser quem tem que adivinhar desta vez;
  2. A pessoa que está com o papel na testa pergunta: sou homem? Todos respondem: não! Sou brasileira? Todos respondem: sim. Sou artista? Todos respondem: sim. E assim sucessivamente até a pessoa acertar quem ela é;
  3. Cada pessoa estará com um papel grudado na testa e tem direito a uma pergunta por vez. Para ficar mais dinâmica, vocês podem estabelecer que se ninguém acertar quem é que está grudado em sua testa em uma quantidade x de perguntas, todos podem olhar e começar uma nova rodada.

E aí, adivinha quem eu sou?

Brincadeiras para adolescentes - Adivinha quem sou eu

Brincadeiras para adolescentes com água

Ah, o verão... aquela época do ano em que queremos estar ao ar livre e fazendo atividades refrescantes como ir a piscina, tomar um picolé e brincar de tobogã improvisado! Como?

Você vai precisar de:

  • Uma colina ou rampa de grama bem inclinada;
  • Um pedaço de lona grande;
  • Água e sabão;
  • Roupa de banho;
  • Disposição!

Estique a lona sobre a rampa, jogue bastante água e sabão e escorregue! Quando começar a secar ou deixar de escorregar é hora de acrescentar mais água e sabão.

Outra opção de brincadeiras em grupo divertida para o calor é guerra de balão d'água. Encha os balões com água e atire sem critério. Aqui não existe vencedor, nem perdedor. Eu, particularmente, no calor preferiria até ser atingida várias vezes!

Brincadeiras para adolescentes - Brincadeiras para adolescentes com água

Se pretende ler mais artigos parecidos a Brincadeiras para adolescentes, recomendamos que entre na nossa categoria de Brincadeiras e jogos.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
1 de 13
Brincadeiras para adolescentes