Partilhar

Como escrever uma carta de recomendação para uma pessoa

Por Sara Viega. Atualizado: 16 janeiro 2017
Como escrever uma carta de recomendação para uma pessoa

As cartas de recomendação são elementos importantes no processo de seleção para um trabalho. Os possíveis chefes querem comprovar a habilidade do solicitante, as capacidades e atributos pessoais com pessoas que já trabalharam com ele ou que o conhecem muito bem. Se alguém pediu a você para escrever uma carta de referência para um ex-trabalhador, colega, parente ou amigo, existem algumas sugestões sobre como escrever uma carta de recomendação eficaz.

Vai precisar de:
Também lhe pode interessar: Como escrever uma carta formal
Passos a seguir:
1

Certifique-se de que vale a pena. Não aceite escrever uma carta de recomendação a não ser que tenha certeza de que pode fazer isso direito. Se você sente que pode escrever uma carta forte e positiva, então aceite. Se sente que não conhece a pessoa suficientemente bem, ou não se sente cômodo escrevendo algo positivo, talvez você deveria recusar.

2

Conheça o formato. Uma carta de recomendação é uma carta formal de negócios e a linguagem usada não deve ser casual, impertinente ou ofensiva. Antes de incluir qualquer coisa questionável, discuta com a pessoa que lhe pediu que escrevesse a carta. O humor não é aconselhável para a maioria das cartas de recomendação.

3

Escreva uma breve introdução. Explique qual é a sua relação com a pessoa. Mantenha a informação sobre você curta, para poder se centrar no tempo em que conhece a pessoa.

4

Descreva as competências e qualidades da pessoa. Se a pessoa trabalhou para você no passado, escreva sobre seus deveres e responsabilidades, assim como as promoções e prêmios que essa pessoa recebeu como trabalhador. É importante descrever de que forma a pessoa supera seus deveres e como demonstra iniciativa e automotivação. Se estiver escrevendo sobre alguém que não trabalha para você, realce as qualidades pessoais que fazem esta pessoa se destacar entre a multidão, como a honestidade, a integridade e a laboriosidade. Descreva as formas específicas em que o solicitante demonstra essas características.

5

Conclua a carta de recomendação de forma positiva. Recomende o solicitante sem dúvidas e coloque-se à disposição para responder a qualquer pergunta. Escreva sua informação de contato e assine a carta.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como escrever uma carta de recomendação para uma pessoa, recomendamos que entre na nossa categoria de Ciência.

Conselhos
  • Não escreva nada negativo em sua carta e evite escrever qualquer coisa que possa ser interpretada como uma fraqueza do solicitante.
  • Certifique-se de revisar a carta pelo menos duas vezes por faltas de ortografia e pontuação, e tenha uma segunda pessoa revisando os erros.

Escrever comentário sobre Como escrever uma carta de recomendação para uma pessoa

O que lhe pareceu o artigo?
3 comentários
Duarte Henrique Guterres
escreva uma carta ao seu melhor amigo que vai trabalhar para o banco pela primeira vez. aconselhe-o recorrendo ao modo imperativo.
Anacleto Simões do Amaral
tenho um amigo, que ja não nos vemos a muitos anos e ele agora é ministro, penso em escrever pra ele para pedir ajuda
Elisangela Souza lopes
Excelente artigo
Sara Viega (Editor/a de umCOMO)
Oi Elisangela, muito obrigada valeu :) Continue nos acompanhando!

Como escrever uma carta de recomendação para uma pessoa
Como escrever uma carta de recomendação para uma pessoa

Voltar ao topo da página